Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar. É exatamente o que faz a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Prestadores de Serviço de Reciclagem de Lixo do Município de Barueri e Região: a Cooperyara.

A Cooperyara é uma cooperativa sem fins lucrativos que recebe material reciclável através da coleta seletiva de Barueri, separando e vendendo os itens para manter seu funcionamento. Atualmente são mais de 60 famílias que garantem seu sustento com um trabalho digno que leva qualidade de vida ao planeta.

Maria Clara da Matta Anjos, 77 anos, advogada aposentada do serviço público federal é moradora da cidade há 57 anos e, desde que a coleta seletiva começou, ela e sua família fizeram questão de participar. “Toda segunda e quarta é de lei, a gente aqui até tampinha da garrafa põe. Eu cuido muito do meio ambiente e para nossa família é super importante. Eu acredito que esse é o caminho certo e que a gente precisa motivar as pessoas para essa participação que é tão necessária. Não custa nada, já que o poder público está preocupado em reduzir, reciclar, reaproveitar, precisamos colocar isso para funcionar”, anima-se.

Para a munícipe, o retorno é identificado na hora: “a gente vê o resultado obtido, não só na nossa rua, que fica mais bonita, mas na cooperativa: quantas pessoas vivem e têm subsistência com o reciclar. Precisa só conscientização mesmo. Eu acredito na boa vontade, no empenho e acredito que o mundo está voltando a ideia para aquilo que é necessário, a sustentabilidade precisa existir e compete a cada um de nós cuidar”, declara.

A coleta seletiva atende 100% da cidade através de sete caminhões que passam duas vezes por semana em cada rua recolhendo em torno de 12 toneladas de materiais recicláveis por dia. Ao chegar na cooperativa os caminhões despejam todos os resíduos em esteiras, onde ocorre a seleção e separação dos materiais. Cada cooperado tem uma função especifica, fazendo com que todo o trabalho ocorra de forma ágil e eficiente. Esse conteúdo é levado para uma máquina de prensar, que transforma todos esses descartes em grandes cubos.  Depois a Cooperyara entra em contato com a indústria e o vende para o setor específico e o valor dessas vendas é dividido entre todos os cooperados.

O que é reciclável?
Além do plástico, papel, metal e vidro, itens como chapa de raio-X e eletrônicos, como TV, máquina de lavar, micro-ondas e computador também podem ser reciclados. Caso o munícipe tenha interesse, basta colocar direto no caminhão no dia da coleta ou levar até a cooperativa, mas a instituição reforça a importância de selecionar os materiais, pois muitas vezes eles acabam recebendo itens que não podem ser reciclados, como restos de alimentos e fraldas descartáveis, por exemplo. Os funcionários ressaltam a importância de destinar os materiais da forma correta, principalmente no caso do vidro, tentando sempre embalar e identificá-lo no intuito de evitar acidentes.

O presidente da Cooperyara, Elizeu da Silva Félix, frisa a importância desse trabalho e como isso ajuda não só os trabalhadores, mas toda a cidade. “A Cooperyara é um local que muita gente não conhece, mas precisava conhecer, porque ao vir aqui a pessoa muda a cabeça em relação à reciclagem, dá muito mais valor, muito mais crédito, além de que aqui nós temos 66 pessoas e suas famílias que são sustentadas através desse material reciclado que chega até nós. Todo esse trabalho é muito importante, porque ninguém para pra pensar no lixo, mas da forma certa, o que era descarte pode contribuir com a vida”, finaliza.

Colaborações
Graças à coleta seletiva de Barueri e à separação do material feito pela Cooperyara, centros de reciclagem, pessoas ou empresas podem comprar esse material para reaproveitá-lo, aliviando o impacto sobre o meio ambiente. A Cooperyara se coloca à disposição de todos que queiram contribuir através do telefone (11) 4198-4053 ou do e-mail cooperyarareciclagem@gmail.com.

Para saber o dia e o horário que a coleta seletiva passa no seu bairro, acesse: http://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-servicos-municipais/limpeza-urbana

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri