Teve início nesta quinta-feira (dia 4) o ciclo de palestras “Diálogos sobre a Agenda 2030 e os ODS”, realizado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e o Movimento ODS Barueri.

A agenda 2030 reúne compromissos para o desenvolvimento sustentável a serem cumpridos até o ano de 2030 com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e 169 metas nela definidos.

Nesse primeiro dia, uma apresentação feita pelo secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (o Bidu), contou sobre as ações humanas que têm impactado cada vez mais o meio ambiente, citando as queimadas, a desertificação do solo, o desmatamento etc. Ele ressaltou a importância de preservação para geração de chuvas e formação e alimentação dos lençóis freáticos. “Se não tiverem nossas matas, não haverá o rio acima e aí secará o nosso lençol freático, os nossos rios, como está acontecendo”, reforçou Bidu, que também é biólogo.

Os palestrantes Roberta Carvalheira (coordenadora do Movimento ODS Barueri) e Elcio de Sousa (diretor do Senai de Barueri) comentaram sobre o primeiro tema, que deu introdução à Agenda 2030.

Roberta traçou um histórico da Agenda 2030, desde o pós-segunda guerra, com a formação da Organização das Nações Unidas (ONU), chegando na Agenda 21, nos oito ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) até chegar na Agenda 2030). Já Elcio, falou sobre o Movimento ODS Barueri: sua composição, quando foi criado, ações realizadas, entre outras informações.

Diálogos continuam
O ciclo de palestras continua ao longo de todo o mês de novembro. As vagas ainda estão abertas e os interessados podem acessar o link para inscrição.

Confira abaixo o cronograma das palestras:
04/11 – Introdução à Agenda 2030
10/11 – Eixo Pessoas: Saúde, Fome Zero e Erradicação da Pobreza
12/11 – Eixo Pessoas: Educação, Igualdade e Gênero
17/11 – Eixo Planeta: Água, Energia e Clima
19/11 – Eixo Planeta: Vida Aquática e Terrestre
24/11 – Eixo Prosperidade: Economia, Indústria e Inovação
26/11 – Eixo Prosperidade: Cidades, Consumo e Produção
01/12 – Eixos Paz e Parceria

Planeta unido
Os objetivos traçados pela Agenda 2030, os ODS, são globais e estão incluídos em cinco eixos temáticos: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. Foram construídos no âmbito mundial, tendo natureza global e aplicável a todos os países. Contudo, dialoga também com as políticas e as ações nos âmbitos regional e local. Aliás, para disseminar os ODS e alcançar as suas metas, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores em todos os níveis, bem como envolver todos os segmentos da sociedade.

Embora já trabalhe em prol dos ODS há anos, em setembro deste ano Barueri lançou oficialmente o Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com o propósito de articular ações que cumpram na cidade as metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ideia é agir localmente para gerar mudanças globalmente. Os ODS formam um apelo universal da ONU para erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar a paz e a prosperidade de todas as pessoas igualmente e eventos como esse ciclo de palestras fazem parte dessas esforço.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri