CEPAD oferece atendimento veterinário básico a tutores de baixa renda

0
83

Cuidar da saúde dos nossos amigos de patas é fundamental e faz parte do compromisso de guarda responsável, mas nem todos podem arcar com certas despesas, como assistência veterinária, por exemplo. Pensando nisso, a Prefeitura de Barueri, por intermédio da unidade I do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (CEPAD), ligado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), disponibiliza aos munícipes de baixa renda o serviço de atendimento veterinário básico gratuitamente.

Casos mais complexos, que exigem exames e outros procedimentos específicos, não são possíveis ainda, mas os profissionais do CEPAD oferecem todo o suporte e orientação necessários para os usuários. Neste momento de pandemia o serviço é restrito a urgências e emergências.

Para agendar o serviço é só ligar no CEPAD I, no telefone (11) 4198-0819, tendo em mãos o número do RGA. A marcação acontece toda segunda-feira, às 7h30, até o encerramento das vagas, que são limitadas. Não são realizados agendamentos de forma presencial. 

Muitos peludinhos atendidos
O CEPAD I, de março a dezembro de 2020, realizou 1.164 atendimentos e a previsão para 2021 gira em torno do mesmo número, devido a pandemia. Vale lembrar aos tutores que desejam castrar seus bichinhos, que o município realiza campanhas de castração mês sim / mês não. A última ocorreu agora, no início de maio.

A médica veterinária Adriana Cristina Guerra Boni, que realiza o acompanhamento dos animais no CEPAD, conta quais são os principais problemas de saúde identificados nessas avaliações e a importância da detecção precoce de doenças. “Os principais problemas de saúde encontrados no atendimento clínico são os dermatológicos (relacionados à pele). É muito importante que o tutor esteja atento a qualquer mudança de comportamento que possa indicar dor ou alguma dificuldade relacionada às doenças. Quanto mais rápido o animal for atendido, maiores as chances de cura e de menor custo no tratamento”, aponta.

“É importante lembrar que um animal doméstico é uma grande responsabilidade e o acompanhamento veterinário é fundamental para que ele viva de maneira saudável por muitos anos. Precisam ser vacinados, precisam de abrigo e alimentos adequados, como também de muito carinho e companhia”, salienta a veterinária.

Quem já usou o serviço, elogia, como é o caso de Ketile Alves Ribeiro, de 41 anos. “Acho ótimo, por conta da situação financeira, porque as vezes a pessoa não tem condições de pagar por um atendimento particular. A equipe é muito atenciosa e o que pode ser feito, ela faz. Estou satisfeita e sempre que posso, indico para alguém”, diz a munícipe.

Importante salientar que a consulta com o veterinário no CEPAD é totalmente gratuita, mas os custos com possíveis internações, cirurgias, exames e medicamentos ficam por conta do tutor.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri