Centro de Eventos recebe o espetáculo gratuito “O Fazedor de Teatro”

0
25

Os apreciadores das artes cênicas não podem perder o espetáculo gratuito “O Fazedor de Teatro”, da Companhia Razões Inversas, que está comemorando trinta anos de trabalho. A montagem do texto é de Thomas Bernhard com direção do consagrado encenador Marcio Aurélio.

O espetáculo conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Após uma temporada no Sesc Pompéia, será apresentado no dia 25 de junho, às 19h, no Centro de Eventos de Barueri (Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, Jardim Tupanci). Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Parte do elenco foi selecionada em duas oficinas para jovens atores nas quais foram experimentadas as técnicas e processos de criação da Companhia. Este projeto foi contemplado pelo Edital Proac Expresso nº 01/2020.

As criações da companhia são fruto de longos processos de gestação e pesquisa. Muitas vezes, passam-se muitos anos entre a ideia de um projeto e sua realização. O espetáculo “A Ilusão Cômica” levou 15 anos entre sua escolha na lista de projetos e sua efetiva criação. O mesmo se dá com a encenação de “O Fazedor de Teatro”, que estava há muitos anos aguardando o momento para acontecer.

Nele, o autor é mentiroso, os intérpretes são mentirosos e os espectadores também são mentirosos, e tudo junto é um absurdo.

Sinopse
Bruscon, ator do teatro nacional alemão, depois de sua aposentadoria, faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Ele aglutina e carrega consigo todas as funções relativas ao fazer teatral: foi ele quem escreveu e dirigiu a peça. Além disso, Bruscon se preocupa com as funções administrativas e financeiras da companhia, que é de ordem familiar. Os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. A peça começa quando a companhia chega à hospedaria onde fará sua apresentação, numa cidade do interior da Áustria.

Sobre o grupo
A Companhia das Razões Inversas foi criada em 1990 pelo diretor Marcio Aurelio e a primeira turma de formandos do curso de teatro da Unicamp. Durante esses longos períodos, a Companhia criou 21 espetáculos. O primeiro, a partir de um estudo aprofundado do método de ações físicas de Stanislavski, e dos encenadores Tadeusz Kantor e Jerzy Grotowski, foi “Vem, Senta Aqui ao Meu Lado e Deixe o Mundo Girar”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri