A sexta-feira, dia 10 de setembro, foi dia de confraternização e de atividades lúdicas no Centro de Atenção Psicossocial da infância e adolescência (Caps I – Trilha) em celebração ao Setembro Amarelo. Cerca de 100 adolescentes em tratamento psicológico participaram de atividades de lazer, música, ioga, skate e grafite, sempre lembrando sobre a importância da conscientização em relação à prevenção ao suicídio. 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Saúde e da Diretoria Técnica de Saúde Mental, programou uma série de ações neste mês que envolve informação e escuta especializada para ajudar quem precisa a fazer parte da rede de apoio psicológico. 

“O Setembro Amarelo é importante pela conscientização sobre um tema que ainda é visto como tabu, de um assunto ‘de que não se pode falar’, que é o suicídio”, afirma o coordenador do Caps, Bruno Simões Oliveira.  

Ainda de acordo com Oliveira, “o suicídio vem ao fim de um processo em que a pessoa não gosta de si, das outas pessoas e não vê perspectiva de futuro para sua vida”. O número de adolescentes que chegam para atendimento com esse quadro é grande, lamenta o coordenador da unidade. 

Atendimento 

No Caps Infantojuvenil o atendimento é feito em crianças já a partir dos dois anos de idade e em adolescentes com até 18 anos. São cerca de 800 inscritos que chegam ao Centro com as mais variadas queixas, incluindo ansiedade, depressão, problemas relacionados a conflitos familiares, orientação sexual, entre outros. Nas crianças, o principal problema na rotina do Caps está ligado a transtornos causados pelo autismo. 

O sistema de atendimento no Caps (telefone 3164-9560) é o chamado “Porta Aberta”, ou seja, no horário de funcionamento, das 7h às 16h, sempre haverá um profissional especializado para atender qualquer criança ou adolescente que esteja atravessando algum tipo de sofrimento psíquico. 

A equipe é composta por um conjunto de profissionais multidisciplinares: psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri