Um aumento no consumo de álcool tem sido notado por autoridades de saúde durante esse período de quarentena causado pelo novo coronavírus. Preocupada com isso, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Barueri (Caps AD III), ligada à Diretoria de Saúde Mental e à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), está oferecendo atendimento individual à distância para pessoas que estejam preocupadas com o consumo de tais substâncias.

O serviço vem sendo prestado desde o dia 4 de junho e o psicólogo Ricardo Valls Baldim é responsável pelo plantão. Durante o atendimento são esclarecidas dúvidas a respeito do uso abusivo de álcool e da dependência, além de servir como oportunidade para reflexão e o desenvolvimento de estratégias para um melhor manejo do uso do álcool.

“Pensamos este plantão, pois as pesquisas têm apontado um aumento do consumo de álcool em até 18% durante a pandemia. Um dos estudos da Fiocruz relaciona este aumento principalmente aos estados de humor deprimido e ansioso. Assim, o Caps AD III está disponibilizando atendimentos em plantão no terceiro período para munícipes e/ou servidores da rede que se percebam nessa situação. O primeiro atendimento será por telefone e pode se desdobrar, se for necessário, em outros atendimentos”, detalha a gestora do Caps AD, Káthya Bertolini.

As consultas ocorrem das 19h às 20h30 às terças, quartas e quintas-feiras. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 4199-3201 para conseguir uma vaga.

Inicialmente será realizado um atendimento pontual, voltado a episódios de crise, nos quais há um sofrimento mais intenso, bem como para orientação e resolução de dúvidas. “Se for necessário dar continuidade, o que chamamos de atendimento processual, a pessoa será orientada, conforme a necessidade. Poderão seguir em atendimentos on-line com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de estratégias para abstinência ou uso menos danoso. Mas também é esperado trabalhar a compreensão das questões emocionais e sociais relacionadas ao uso”, conforme contextualiza o psicólogo Ricardo.

O objetivo do projeto, seja na modalidade pontual ou processual, é levar a pessoa a entender melhor seus comportamentos durante e após a pandemia, estabelecendo uma relação mais segura e equilibrada com relação ao consumo de bebidas alcoólicas. Antes da quarentena esse período noturno no Caps AD era dedicado a grupos terapêuticos, como de psicoterapia, grupo de família e também de prevenção a recaídas, suspensos em virtude da pandemia.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui