Faixas com mensagens alusivas ao tema “Motociclista Consciente Evita Acidentes” chamam à atenção nas principais vias de Barueri.  A veiculação faz parte da Campanha de Educação para o Trânsito de Julho de 2021 com o objetivo de reforçar a adoção de condutas mais seguras no trânsito e a importância de respeitar as regras para condução de motocicletas.

A campanha está de acordo com a Resolução nº 806/2020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e traz como foco o engajamento de Barueri em promover a redução de sinistros e óbitos no trânsito conduzida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). 

Em Barueri, a campanha visa enfatizar os cuidados especiais aos motociclistas profissionais (mototaxistas e motofretistas), como: não utilizar celular ao pilotar, usar faróis ligados durante o dia, manter-se visível para os motoristas, respeitar os limites de velocidade, fazer revisão mecânica regular das motos, usar equipamentos adequados de segurança (vestuário e capacete), não realizar ultrapassagem nas curvas, cuidados nos cruzamentos, com os pontos cegos, piso molhado e frenagem, redobrar atenção com o retrovisor, evitar canto de lombadas e manobras fechadas.

De acordo com o relatório realizado no mês de maio deste ano, pelo Núcleo de Estatística do Demutran, 46% dos sinistros registrados em Barueri são com motocicletas, totalizando 51 acidentes. O percentual é maior do que entre automóvel (36%), caminhão (10%), pedestres (5), bicicleta (2%) e ônibus (1%).

Áreas de espera
Neste ano foram criadas nas principais vias da cidade as chamadas “áreas de espera” para motocicletas. A sinalização de solo permite que as motos fiquem na frente dos demais veículos em uma espécie de bolsão. Essa área é delimitada por duas linhas de retenção próxima a semáforos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri