A Campanha do Agasalho 2021 “Tudo Novo” terminou. Em 3 meses, 17.271 famílias foram atendidas com agasalhos novos, cobertores ou mantas. A exemplo do ano passado, as distribuições nas ruas não aconteceram, evitando assim aglomerações. No entanto, como já era feito, as famílias vulneráveis socialmente foram indicadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) através dos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras´s) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e receberam as roupas e cobertores em suas casas.

Mais de 58 mil peças
As organizações da sociedade civil também foram atendidas. A Sads adquiriu 20 mil cobertores e 4 mil mantas e os Núcleos de Moda produziram 21 mil peças de roupas. Além disso, foram recebidas de doação 2.316 mantas; 1.494 forrações e 9.350 peças de roupas. No total, foram 58.150 peças.

Atendidos
APAE; Grupo Vida (Asilo); Casa da Criança; Casa Glorinha, Parque da Maturidade José Dias da Silva (idosos); Cáritas (Casa São Francisco de Assis); Casa de Passagem; ReNascer; Cooperyara; Profesp; Mães Cuidadoras; Paróquia Santa Cruz; Cepac; Recanto Padre Danilo.

Também foram atendidas as famílias identificadas pela Sads como socialmente vulneráveis através dos Cras, Creas e serviço social; servidores das secretarias de Serviços Municipais (garis), Saúde (serviços gerais) e assistidos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).

Rua
Pessoas em situação de rua que recusaram o abrigamento receberam agasalhos, cobertores, forrações e 100 sacos de dormir térmicos e impermeáveis, costurados especialmente para eles pelo Núcleo de Moda.

Agradecimento
Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que lidera a Campanha com ajuda da Sads, declarou: “a campanha foi muito bonita. Nós conseguimos um número expressivo de peças novas. Tivemos a colaboração de muitos parceiros e também a participação do Exército, através do coronel Danilo Villela Silva Derré Torres, comandante do 22° B LOG, e sua equipe, que nos ajudaram a entregar os cobertores nas casas das pessoas. Foi uma honra para nós”.

Sônia também destacou outro ponto: “nos deixou muito alegres a confiança das pessoas em situação de rua, que não desejavam ir para os abrigos. Nos dias de frio intenso, eles aceitaram o nosso convite e pernoitaram dentro da Sads, onde, junto com seus animais de estimação, tiveram todos os cuidados. Graças a Deus e a uma equipe comprometida, que é a da Sads e do Fundo Social.  Agradecemos a todos que nos ajudaram: nossos parceiros que doaram, o Núcleo de Moda que confeccionou, e a Sads que comprou cobertores e mantas. Que Deus abençoe a todos que foram atendidos com as doações, bem como todos que ajudaram”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri