Seguindo as diretrizes do governo federal e da OMS (Organização Mundial da Saúde), Barueri, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, iniciará a campanha 2018 de vacinação contra a gripe no dia 23 de abril.
Será aplicada a dose trivalente, que protege contra três vírus da influenza: a A (H1N1), A (H3N2) e a cepa tipo B. O imunológico será administrado nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira e é destinado aos grupos de risco. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) irá vacinar apenas pacientes internos, a não ser no Dia D.
O Dia D da vacinação será em 12 de maio (sábado), em todas as UBSs, no SAE e também em postos volantes cujos locais ainda serão determinados.
Deverão vacinar-se crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pess
Serão seguidas as seguintes etapas na estratégia de vacinação:
– a partir de 23 de abril: trabalhadores da saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais de idade;
– a partir de 2 de maio: crianças, gestantes e puérperas;
– a partir de 9 de maio: comorbidades, professores e privados de liberdade.
Evitando casos mais graves
Segundo o Ministério da Saúde, a gripe do tipo influenza é sazonal, ocorrendo com mais força no inverno, especialmente no mês de junho. A imunização foi adiantada para garantir que as pessoas estejam protegidas antes desse período mais crítico, evitando casos mais graves da doença.
Neste ano de 2018 Barueri não registrou até o momento, nenhum caso de H1N1. Em 2017 o município confirmou cinco casos de influenza A (H1N1).
A Secretaria de Saúde de Barueri informa que intensificará a vigilância para detecção precoce de casos suspeitos importados, além de monitorar os contatos e acompanhar a cobertura vacinal. Segundo recomendam os profissionais, é fundamental divulgar massivamente a orientação para prevenção da influenza, que inclui:
– Ao tossir e espirrar, use a parte interna dos braços para tampar o rosto;
– Utilize lenços descartáveis;
– Evitar locais com aglomeração;
– Deixe o ar circular, mesmo no inverno e em dias frios;
– Não se automedique;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos;
– Procure um médico ou UBS diante de qualquer sintoma.