Os vereadores Tinha Di Ferreira (PTB) e Dra. Régia (PDT), integrantes da Frente Parlamentar de Revisão do Plano Diretor do munícipio de Osasco, promoveram debate sobre a revisão do Plano Diretor na questão de Políticas de Educação. Além dos vereadores, o evento contou com a participação da Supervisora de Ensino, Simone Aparecida Aranega de Freitas Lins, representando a Secretaria de Educação do município, do secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Mancini e de representantes da população osasquense.

Durante a audiência, foi explicado aos participantes que os principais objetivos do Plano Diretor de Osasco na área de Educação são a universalização do ensino, o fortalecimento da qualidade das escolas, o ensino profissionalizante e as políticas alternativas de Educação, como o uso de equipamentos municipais aos fins de semana para atividades culturais e profissionalizantes.

O secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Mancini, destacou que um dos principais obstáculos a serem superados nessa área é a expansão de equipamentos para atender à demanda de vagas, sobretudo na educação infantil. “Desde 2017, já foram criadas 2.170 novas vagas e nosso governo continua trabalhando para atender a grande demanda”, afirmou o secretário.

Bruno Mancini indicou, ainda, que o governo trabalha para diminuir a segregação territorial, permitindo que as diferenças socioeconômicas sejam superadas e refletidas em avaliações como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e ainda na qualificação das pessoas.

O secretário finalizou sua apresentação destacando a importância da participação da população de Osasco no planejamento dessas ações. “Muitas pessoas não conseguem participar das audiências públicas, mas existem outros canais de interação com o governo osasquense, como a plataforma Participa Osasco (http://www.participa.osasco.sp.gov.br/) e o Visão 360 (http://visao360.osasco.sp.gov.br/)”, concluiu Mancini.

Críticas

A vereadora Dra. Régia fez duras críticas ao Programa Mundo da Criança, especialmente sobre as ações de centralização de vagas nas unidades Fito zona Norte e Fito zona Sul. “A Fito não tem experiência com crianças pequenas. Essas unidades ficam distantes dos bairros com maior carência de vagas e não há transporte para crianças nessa faixa etária, apenas para as do ensino fundamental. Escola tem a ver com comunidade, tem a ver com família, não pode centralizar”, criticou a vereadora.

Balanço positivo

Presidindo o evento, o vereador Tinha Di Ferreira lamentou a ausência do secretário de Educação, José Toste Borges, mas fez um balanço positivo sobre a audiência. “O secretário de Planejamento e Gestão fez o papel dele de trazer e mostrar as propostas do governo.  Só lamento que não tivemos a presença do secretário de Educação e de toda sua equipe técnica para mostrar as ações planejadas na área de educação para os próximos 10 anos. Acredito que o debate hoje aqui realizado foi bastante positivo”, avaliou Di Ferreira.

Rede Municipal

A Rede Municipal de Ensino de Osasco conta atualmente com 36 creches para crianças de 0 a 3 anos, 9 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) para alunos de 4 e 5 anos, 40 Cemeis (Centros Municipais de Ensino Infantil e atendimento de creches) para crianças de 4 e 5 anos, 32 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental I) para estudantes de 6 a 10 anos, 16 Emeiefs (Escolas de Ensino Infantil e Fundamental I para alunos de 6 a 10 anos e 8 Cemeiefs (que possuem atendimento de creches junto ao das Emeiefs), totalizando 141 unidades de ensino na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui