A vacinação contra a Covid-19 em Barueri continua a todo vapor, principalmente a aplicação da dose de reforço, que é agora responsável pelo maior contingente de pessoas a imunizar.  

Mesmo assim, quem ainda não tomou a primeira ou a segunda dose da vacina deve dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (abertas de segunda a sexta, vacinando das 10h às 16h – clique AQUI para verificar os locais) ou ao Centro de Eventos (que abre de domingo a domingo, das 8h às 17h, na Avenida Sebastião Davino dos Reis, 672, no Jardim Tupanci), para proteger-se.  

1ª e 2ª doses 
A primeira e a segunda doses da vacina estão liberadas para pessoas a partir dos 12 anos de idade.  

No caso da segunda dose, quem tomou a Coronavac ou a Pfizer pode tomar a segunda dose 21 dias após a primeira. Já quem tomou a AstraZeneca, deve tomar a segunda dose 56 dias após a primeira dose. 

3ª dose 
Liberada para pessoas com 18 anos no mínimo, a terceira dose (ou dose de reforço) pode ser administrada após quatro meses, no mínimo, da aplicação da segunda dose.  

Janssen 
A vacina da Janssen originalmente era dose única, mas o Ministério da Saúde recomendou a aplicação de uma dose de reforço para aumentar a proteção contra a Covid-19, como está ocorrendo com a terceira dose no casos dos outros imunizantes.  

Em Barueri, as pessoas que tomaram a vacina da Janssen estão recebendo a dose de reforço da Pfizer. Na quinta-feira (dia 10), a cidade recebeu uma remessa com 955 doses da Janssen, que serão aplicadas normalmente, mas são insuficientes para cobrir todo o público. Portanto, a dose de reforço continuará sendo realizada com o imunizante da Pfizer.  

Não precisa agendar 
Para imunizar-se não precisa fazer agendamento, basta ir a um dos postos citados acima com um documento e comprovante de endereço (no caso de primeira dose) ou com documento e comprovante de vacinação anterior (no caso de segunda ou terceira doses). 

Vacinação em Barueri 
Até o dia 9 de dezembro, Barueri já havia aplicado um total de 480.833 doses. Dessas, 231.409 foram destinadas à primeira dose e corresponde a 102,79%; 214.698 correspondem à segunda dose, chegando a uma cobertura de 95,37%; 27.803 foram para aplicação de terceira dose, atingindo uma cobertura vacinal de 12,35%; e 6.520 doses únicas da Janssen, que representam 2,90% de cobertura.  

Desse total, 37.800 aplicações foram em jovens de 12 a 17 anos, sendo 21.550 para primeira dose (71,29% de cobertura) e 12.250 para segunda dose (40,53% de cobertura vacinal).

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri