Oferecer atendimento com qualidade tem sido a tônica da Prefeitura de Barueri, que vem atuando em diversas frentes de prestação de serviços. Uma dessas ações é a reforma e ampliação do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses/Canil Municipal, localizado na avenida Anhanguera, 200, no Centro.
As obras foram iniciadas com a demolição da construção existente (garagem e canil). A previsão de término é abril de 2019.
Inicialmente, devido à demanda, ocorrem as obras no espaço voltado ao Canil Municipal. No que se refere à parte de ampliação, o espaço terá complexo ambulatorial “1” e canil (piso térreo), área solário, canil de grande porte e abrigo de resíduos.
Quanto à reforma, os serviços envolvem complexo ambulatorial “2”, arquivo, limpeza de equipamentos e depósito.
O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses passará a ter 1504,22 metros quadrados, sendo 1138,22 metros quadrados de área a construir; e 366 metros quadrados de reforma e ampliação.
Instalações
Em termos estruturais, a etapa de reforma e ampliação do Canil Municipal melhorará em 100% a qualidade dos serviços prestados e também as condições de trabalho da equipe de Zoonoses.
De acordo com o projeto, serão criadas novas áreas como sala de necropsia, sala de vacina e ala específica para filhotes, dentre outros que a estrutura atual não tem. Haverá ainda a criação de cerca de 60 baias individuais, seis baias coletivas (ambas para animais de pequeno porte) e quatro baias para animais de grande porte.
Atividades
O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses está ligado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Realiza ações e serviços em vias públicas e locais privados. Atua na prevenção e controle de animais peçonhentos e sinantrópicos; exerce atividades relativas à raiva, leptospirose, dengue, febre amarela, zika e chikungunya, entre outras. Responde também pelos agravos causados por animais (mordeduras, picadas); recolhimento de animais domésticos de relevância em saúde pública e inspeções zoosanitárias.