Ao longo de toda a terça-feira (dia 5), os estudantes do sexto ao nono ano da rede de ensino de Barueri participaram das provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Nesta edição, jovens de escolas públicas e particulares em 99,44% dos municípios do país integram a competição.

            Barueri inscreveu nesta etapa 22.247 estudantes, representando cerca de 60 escolas. Os alunos respondem a 20 questões em 2h30. Há três níveis: N1 (sexto ou sétimo ano do ensino fundamental); N2 (oitavo ou nono ano do ensino fundamental); e N3 (qualquer ano do ensino médio). Os classificados irão participar da segunda fase, uma prova discursiva, em 15 de setembro. 

            Na edição de 2017, Barueri foi destaque com a conquista de medalhas de ouro, prata e bronze, além de muitas menções honrosas.

            Neste ano, na Emef Júlio Gomes Camisão, por exemplo, as provas transcorreram com muito foco dos alunos. No ano passado, a escola foi muito bem classificada com a conquista de diversas medalhas de honra ao mérito.

           De acordo com o diretor da escola Carlos Bordin, “a meta é que a média dos alunos promovidos esteja acima de 7 em comparação ao ano de 2017 e, para que haja este foco, os alunos precisam sentir que todos falam a mesma realidade e realizam um trabalho pedagógico igualitário”.