Barueri recebeu, pela primeira vez, o certificado de qualificação de Município VerdeAzul, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, em evento realizado na cidade de Bauru.  

De acordo com o governo estadual, o principal objetivo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), lançado em 2007, é estimular e prestar auxílio às prefeituras para elaborar e executar políticas direcionadas ao desenvolvimento sustentável em São Paulo.  

A certificação surgiu em 2008 e compreende 85 tarefas que são solicitadas aos municípios, ligadas às dez grandes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.  

Em 2018, a classificação de Barueri estava na posição 123 e hoje, no ranking dos municípios em 2019, Barueri ficou na 61ª posição, à frente de cidades como São Paulo (96ª), Osasco (124ª) e Santana de Parnaíba (136ª).  Foi o melhor posicionamento no oeste da região metropolitana.  

A bióloga Yara Garbelotto, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), que esteve presente em Bauru, conta que a certificação é muito importante para Barueri, citando alguns trabalhos que o município vem realizando e que colaboraram para aquisição do certificado, como o trabalho de proteção animal, Conselho Municipal de Meio Ambiente, cursos de formação ambiental e as coletas seletiva e de entulho, ambas através de iniciativas municipais.  

Segundo o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), o trabalho em Barueri sobre o bem-estar animal, tanto do doméstico como do silvestre, é muito forte. “Somos referência no Brasil quanto a isso”, afirma.   

Já sobre questão da educação ambiental, o secretário relata que o foco é nas crianças. “Há também vários outros cursos oferecidos gratuitamente para a população. É uma série de fatores somados que melhoramos substancialmente no Programa Município VerdeAzul.”  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui