O auditório do Centro de Eventos de Barueri foi palco, na noite desta segunda-feira, dia 8, da abertura da Semana da Cultura Cristã, tradicional evento religioso que ocorre anualmente na cidade, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O evento faz parte do calendário oficial de Barueri desde 24 de abril de 2009 em conformidade com a Lei nº 6.575. O objetivo é promover um sentimento de gratidão a Deus pelos grandes feitos e clamor para que as bênçãos sejam contínuas. A meta é agregar o maior número de igrejas e munícipes em geral.

O prefeito Rubens Furlan, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Sônia Furlan, o vice-prefeito e secretário de Obras Beto Piteri, secretários municipais e vereadores prestigiaram a solenidade e leram versículos bíblicos. A leitura ininterrupta vai até sexta-feira, dia 12, quando completará 100 horas.

Sônia Furlan enalteceu o objetivo de vivermos numa cidade humana, justa e fraterna; Piteri falou da união das autoridades e da fé em Deus para superar os desafios durante a pandemia; e o prefeito Furlan citou a crença em Deus e a sabedoria para governar sob pena de os erros recaírem sobre a população.

Houve apoio das igrejas Presbiteriana, Assembleia de Deus, Católica Apostólica Romana e do Evangelho Quadrangular. A UIB (União das Igrejas de Barueri) e a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) também participam da organização do evento.

A Secult disponibilizou o Centro de Eventos e os músicos Jorginho de Albuquerque e Ítalo Queiroz para abrir o evento, assim como o Coral Infantil  sob a regência do maestro Isaac Breder.  Houve também apresentações da violoncelista Denise Ferrari e da Banda Regional Q 540.

O destaque musical, entretanto, ficou por conta do presbítero e maestro Reginaldo Leão, da Igreja Assembleia de Deus, que regeu uma orquestra com 65 músicos e um coral com 98 vozes simultaneamente. Eles foram aplaudidos de pé. “Não é fácil fazer as duas coisas, mas a gente estuda e se esforça para conseguir o melhor”, declarou Leão.

Erni Walter Seibert, diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), falou da importância da Semana Cristã, que no ano passado ocorreu de maneira virtual em razão da pandemia. “Precisamos cultivar o amor a Deus e ao próximo para vivermos em harmonia”, declarou. Ao lado do padre Marcinho, ele foi um dos primeiros a fazer o uso da palavra.

Mário Trimboli Júnior, o Marinho, secretário de Relações Institucionais de Barueri, afirmou: “o objetivo é unir a população para que tenhamos paz. Todas as religiões que pregam o amor são bem-vindas em Barueri. Assim construímos uma sociedade mais inclusiva e melhor e para todos”.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri