Uma parceria entre a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (SEMA) e a Associação Residencial e Empresarial Alphaville (Area) realiza compostagem em uma área localizada dentro do Parque Ecológico Tietê Barueri. A iniciativa está relacionada às propostas elencadas pelo programa Município VerdeAzul.

A compostagem nada mais é que a reciclagem de resíduos orgânicos. Esse processo acelera a decomposição de material orgânico gerando um composto que pode ser utilizado como fertilizante natural, conhecido como adubo. O material pode ser empregado em canteiros de praças públicas, hortas comunitárias, ações sociais de plantio urbano e no enriquecimento do solo em áreas degradadas.

A área reservada à compostagem recebe visitas monitoradas de alunos que participam de atividades realizadas pela Sala Verde (espaço de educação ambiental localizado no Parque Ecológico). O objetivo é explicar o funcionamento do processo de reciclagem dos resíduos orgânicos. 

Marco Antônio de Oliveira (Bidu), secretário de Recursos Naturais em Meio Ambiente, destaca o apoio da Associação neste trabalho. “Em um município 100% urbano como Barueri, poder contar com uma ação de compostagem deste porte é importante, pois mostra que é possível reduzirmos a geração de resíduos orgânicos. Isso somente é possível graças ao esforço da Area, que vem mantendo essas leiras (elevações de terra entre sulcos) há bastante tempo”, comentou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui