Um dos meses mais simbólicos do ano inicia na próxima semana com o lançamento do Outubro Rosa 2019, campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

O Outubro Rosa em Barueri será marcado com diversas ações engajadas em promover informação sobre a doença cuja projeção, para este ano no Brasil, são de 59 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional de Câncer de Mama. O lançamento da campanha, com o tema “Fique rosa você também”acontecerá no dia 1º de outubro (terça-feira), às 19 horas, na Secretaria da Mulher de Barueri, que encabeça a programação do mês.

A campanha contará com palestras gratuitas sobre o tema em diversas repartições da cidade como UBSs, bibliotecas, Fórum e Centro de Eventos, além da promoção de atividades esportivas, caminhadas, distribuição de materiais informativos e a tradicional iluminação na cor rosa nos principais pontos da cidade. 

 A Secretaria da Mulher também promoverá aulas de esporte abertas ao público (exceto atividades aquáticas) durante o mês de outubro. A primeira atividade será no dia 4 com uma aula de ioga no Parque Municipal, às 9 horas. Haverá também uma caminhada no dia 5, às 8 horas, tendo como ponto de partida a Arena Barueri como destino o Ginásio José Corrêa.  No dia 9, no vão livre da Secretaria, terá aula de alongamento e de danças a partir das 10 horas. Já o dia 22, na Praça da Vila Porto, às 18h, será dedicado a uma aula experimental de capoeira.

A ação para doação de mechas de cabelos para confecção de perucas acontece no bulevar central no dia 2 de outubro, das 9 às 16 horas. Laços que simbolizam a campanha também serão distribuídos no dia 16 de outubro, das 9 às 12h, na região central e, nesse mesmo dia, acontecerá o 2º Fórum Municipal de Atenção à Saúde da Mulher, com palestras das 13h30 às 17h, no Centro de Eventos, Vila Porto.

No dia 23, às 10h, uma Roda de Conversa sobre “Sexualidade para reflexão e orientação após descoberta do câncer de mama” também vai rolar na Secretaria da Mulher, com a presença das integrantes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama.

A Secretaria da Mulher fica na rua Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto. Mais informação, ligue para 4706-4046.

 

Sobre o Núcleo de Combate ao Câncer de Mama

O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri oferece suporte para mulheres que enfrentam a doença por meio de terapias alternativas, palestras, rodas de conversa, doação de lenços e sutiãs pós-mastectomia, momentos de embelezamento, oficinas de alimentação saudável, aulas de artesanato para geração de renda e passeios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui