Barueri Esporte Forte promove atividades sociais com atletas de diversas modalidades

0
50

Desde dezembro do ano passado, uma assistente social e uma auxiliar percorrem os ginásios onde os atletas do Barueri Esporte Forte, ligado à Secretaria de Esportes de Barueri, recebem treinamento para promover atividades diferenciadas.

A assistente social Cláudia Melo e a auxiliar Bruna Oliveira reúnem os atletas todos os meses e promovem uma discussão sobre um tema da atualidade (“Racismo”, “Direitos e Deveres do Cidadão”, “Vida e Carreira”, “Pandemia de Covid-19” etc).

Após o debate, os atletas são divididos em grupos e fazem exercícios sobre os temas recém-discutidos. As orientadoras procuram fazer com que os jovens transportem os conhecimentos para o seu universo.

A preservação dos próprios públicos (escolas, ginásios, bibliotecas etc), bem como o bom uso dos uniformes recebidos são ensinados: “é importante que eles aprendam que o que é público  é de todos e não de ninguém”, salienta Cláudia.

Ela ainda alerta: “nossa atividade não é uma palestra, trata-se de uma metodologia ativa a partir de uma roda de conversa”. As profissionais também procuram deixar os jovens à vontade para detectar eventuais violações sofridas  e avaliar as razões de desistências.

Se houver necessidade, elas vão às casas desses jovens para uma entrevista com os pais ou responsáveis. As atividades são promovidas mesmo na Academia de Ginástica, onde a idade das atletas é menor.

A assistente social percebeu que muitos temas ainda não são familiares aos jovens, daí a importância da discussão. “Nas atividades sobre racismo, por exemplo, eles aprenderam a identificar as mínimas manifestações (inclusive verbais) dessa prática nociva”, arrematou..

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri