A vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos em Barueri começa nesta segunda-feira, dia 17, no Centro de Eventos (Av. Sebastião Davino dos Réis, 672 – Jardim Tupanci), das 8h às 17h. A imunização será escalonada e o primeiro grupo a ser vacinado neste momento é o de crianças com comorbidades e com deficiência.

Não é necessário agendamento. A orientação da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Barueri, é que todos os pais realizem o pré-cadastro no site Vacina Já. O pré cadastro não é um agendamento mas reduz o período de espera durante o atendimento.

Os pais ou responsável devem acompanhar a criança para receber a vacina e é necessário apresentar comprovante que demonstre estar no grupo de comorbidade ou de deficiência.

De acordo com informações da Vigilância Sanitária, é recomendada a vacinação de pessoas de 5 a 11 somente com a vacina mRNA contra a COVID-19 Pfizer com indicação de uso pediátrico, com esquema vacinal de duas doses, sendo o intervalo entre as doses de 56 dias.

Crianças com comorbidades
Para o enquadramento das crianças como comorbidades ou pessoa com deficiência é necessário apresentar:

Comorbidades: qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.), desde que conste o CRM do(a) médico(a).

Pessoa com deficiência: apresentar uma ou mais das seguintes limitações:

1 – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
2 – Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir.
3- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar.
4- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. Em decorrência do critério de priorização de vacinação, os indivíduos pertencentes ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão comprovar ser beneficiário para vacinação. Aos que não estão cadastrados no BPC, deverão apresentar como documentos comprobatórios para a vacinação: laudo médico que indique a deficiência; ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada; ou documento oficial com indicação da deficiência; ou cartões de gratuidade do transporte público; ou autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri