O desempenho de Barueri nos últimos meses com relação a vacinação contra o sarampo foi exemplar. O município atingiu todas as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora chefe da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, foi graças à cobertura realizada que a cidade recebeu um recurso extra do governo federal.

O Ministério da Saúde, com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais, estabeleceu o incentivo financeiropor meio da portaria nº 2.722, de 15 de outubro de 2019, para implementação e fortalecimento das ações de ampliação da cobertura vacinal da tríplice viral e de prevenção, controle do surto e interrupção da cadeia de transmissão do sarampo e outros agravos imunopreveníveis, no âmbito da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde”, explica Rosana. 

De acordo com a coordenadora, todos os municípios brasileiros receberam 50% do incentivo financeiro para estruturar as ações, contudo, os 50% restantes apenas seriam repassados aos municípios que cumprissem todas as metas estabelecidas e Barueri está dentre os municípios que foram contemplados com esta segunda parcela. 

Esse incentivo financeiro é reflexo do trabalho árduo desenvolvido e será empregado para reestruturar a central de distribuição de imunobiológicos de Barueri, com a aquisição de móveis, utensílios e equipamentos que melhorem ainda mais as condições de armazenamento das vacinas que são aplicadas no município”, informa Rosana.

Durante o período de campanha, Barueri aplicou um total de 47.106 doses da vacina. Dentre os públicos prioritários, atingiu 128,68das crianças de 6 a 11 meses a menores de 1 ano, 105,3% das crianças de 1 a menores de 2 anos e 63,17% de pessoas com 15 a 29 anos. No entanto, a vacinação este ano chegou a 72.314 contando as 25.208 doses aplicadas nas pessoas com 30 anos ou mais que fizeram atualização vacinal, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) o ano todo.  

 

Vacinação e bloqueios

Além da disponibilização da vacina nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sem que houvesse falta durante todo o período do surto e da participação em todos os Dias “D” realizados ao longo do ano, a Vigilância em Saúde desempenhou várias ações de vacinação em espaços públicos, como na Estação de Barueri e no Terminal Rodoferroviário do Jd. Silveira, escolas, empresasdentre outros, para atingir os públicos-alvo

Os bloqueios também chamaram a atenção. No caso do sarampo, o bloqueio deve ser realizado já na notificação, pois se a imunização for feita até 72 horas, as chances de contágio diminuem consideravelmente. As equipes de saúde se empenharam bastante nessa funçãovacinando milhares de pessoas com suspeita de sarampo, suas famílias e, dependendo do caso, até nos locais de trabalho também. Prédios comerciais, condomínios, residenciais e outras áreas foram prontamente imunizadas pelos profissionais tão logo foi registrada uma suspeita. 
É importante lembrar que as vacinas contra sarampo fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis nas 18 UBSs do município. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui