A aplicação da vacina contra a Covid-19 em Barueri para pessoas com 18 anos ou mais precisou ser interrompida esta semana por falta de doses. O último envio de imunizantes para esse público chegou no dia 14 de agosto. O envio é feito pelo Ministério da Saúde. 

A 1ª dose para pessoas de 12 a 17 anos também estava em falta nos últimos dias. Na segunda-feira (dia 20), o município recebeu uma pequena grade, o que possibilitou abrir algumas vagas, no entanto, o número ainda é insuficiente para cobrir todo esse público.  

A aplicação de 2ª dose ganhou um impulso esta semana graças à chegada de novas remessas para esse fim. 

É importante ressaltar que cada grade de vacinas entregue acompanha uma nota técnica determinando os tipos de vacinas, as quantidades e para qual público-alvo elas são destinadas. Se o município não seguir a indicação, corre o risco de ter o fornecimento interrompido. 

A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, está reiterando junto aos órgãos competentes vários pedidos pelo envio de mais doses para dar seguimento à campanha, levando a proteção da vacina a todos os seus moradores. 

Dose de reforço 
Já a aplicação da 3ª dose, destinada a idosos e a imunossuprimidos conforme cronograma predefinido, continua ocorrendo normalmente. Os imunizantes para esse público têm chegado toda semana.  

A imunização tem sido feita nos polos do Centro de Eventos (que conta com sistema de drive-thru), no Centro, do Ginásio de Esportes do Parque dos Camargos, e também da Arena Barueri, no Jardim Belval (que reabre a partir desta quarta, dia 22).  

A dose de reforço nos idosos começou a ser aplicada no dia 8 de setembro. Confira AQUI o cronograma de vacinação desse público e os procedimentos necessários. 

Já a 3ª dose dos imunossuprimidos começou a ser administrada nesta segunda-feira (dia 20) e vai até o dia 30 de setembro. Clique AQUI para saber mais. 

Cobertura vacinal 
Até agora Barueri aplicou um total de 354.963 vacinas. Dessas, 209.084 referem-se à 1ª dose, o que corresponde a cerca de 93% de cobertura vacinal; 139.036 aplicações referem-se à 2ª dose – uma cobertura de 60%. Há ainda 6.363 doses únicas, que representam 3% do público. Dentre os adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, cuja imunização começou no dia 4 de setembro, a cobertura chega a 72%. A vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos com comorbidades teve início no dia 22 de agosto. 

Você pode acompanhar o Vacinômetro da cidade AQUI. Os dados são atualizados diariamente.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri