Aulas presenciais de artes serão retomadas em agosto, anuncia Cultura

0
64

As aulas de artes da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri serão retomadas presencialmente a partir do próximo dia 2 de agosto (segunda-feira). A decisão foi anunciada na quinta-feira, dia 29 de julho, pelo secretário Jean Gaspar em reunião com os professores e diretores dos cursos das Oficinas de Artes e dos Núcleos de Dança e de Música, além dos recém-criados Núcleos de Teatro e de Artes Visuais. O retorno das aulas obedecerá a todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

O anúncio foi realizado no Centro de Eventos seguido da apresentação do planejamento das atividades culturais para o próximo semestre. Também estiveram presentes no evento a deputada federal Bruna Furlan, o vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri, o secretário de Governo, Milton Monti, o secretário de Comunicação, Thazio Gomiero, e o  administrador do Centro de Inovação e Tecnologia,  Jonatas Randal.

Jean Gaspar falou sobre a importância das artes e da cultura para a sociedade e do papel fundamental dos professores, que transmitem seus conhecimentos e estimulam o desenvolvimento artístico dos alunos. “Iremos voltar com muita energia e afeto e quero contar com todos vocês para realizarmos juntos um trabalho maravilhoso voltado para os nossos alunos e para a população”, declarou.

O secretário destacou ainda o conceito “Educação pela arte” adotado nos cursos e que cuida dos seguintes aspectos durante o aprendizado: visual, tátil, auditivo, corporal, muscular (euritmia), expressão verbal etc.  Com a formação artística, a palavra, a expressão, o pensamento geram harmonia ao indivíduo que, após assimilar esse saber, retorna esse conhecimento à sociedade, resumiu Jean.

Beto Piteri afirmou que a Cultura de Barueri há tempos passou a ganhar uma visibilidade diferente. O envolvimento total das pessoas que trabalham na Cultura tem sido muito importante para isso, ressaltou.

“A Praça das Artes, por exemplo, vai trazer grandes espetáculos e oportunidades que vão se abrir aos jovens e alunos para aprenderem e se tornarem grandes artistas e pessoas. A Cultura não está acima nem abaixo, ela está no mesmo nível da saúde, da educação, da segurança, da limpeza pública”, comparou.

As aulas de artes não pararam durante a pandemia, sendo realizadas remotamente. Isso obrigou professores e educadores a se reinventarem na produção de vídeos e na interação à distância com os alunos.

No final do evento houve uma intervenção artística feita pelos professores de teatro, destacando as principais obras da autora e escritora Maria Clara Machado. A artista é a homenageada do ano pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri