Após reforma, prédio da UBS do Parque Viana reabre com mais conforto para usuários

0
23

Após uma reforma de cinco meses empreendida pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Obras, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Francisca de Melo, no Parque Viana, está atendendo novamente no endereço original desde o dia 28 de abril. No período de novembro de 2021 a abril deste ano, os atendimentos foram realocados para o Ginásio de Esportes Pedrinho Lopes. 

Todo o espaço foi reorganizado, trazendo mais amplitude aos ambientes, que estão arejados e bastante agradáveis. A sala de espera foi toda remanejada e os abrigos de lixo infectante e não infectante foram individualizados. Soma-se à lista de melhorias a criação de uma sala exclusiva para atendimentos em grupo.  

Os consultórios foram padronizados, além da adição de uma nova sala de atendimento, destinada à psicologia e à fonoaudiologia. A sala da odontologia também recebeu diversas melhorias que possibilitam o atendimento individualizado. 

Os consultórios de ginecologia e de enfermagem, além da readequação, agora têm banheiros também. E falando em sanitários, a UBS agora conta com banheiro adaptado para pessoas com deficiência, outro exclusivo para crianças, um trocador (para que as mães façam a higienização dos bebês com mais praticidade) e a reforma dos banheiros para usuários e para funcionários. 

Para maior conforto de usuários e colaboradores, foram instalados aparelhos de ar condicionado na recepção, na área administrativa e nos consultórios. A entrada da unidade também foi remodelada, assim como toda a fachada do prédio. As obras consistiram na troca de dezenas de portas, raspagem e pintura do piso dos dois pavimentos, substituição do forro, instalação de luminárias por outras mais potentes, revestimento e pintura de todas as paredes. 

Maior capacidade de atendimento 
Com todas as melhorias realizadas, a capacidade de atendimento da unidade, que antes girava em torno de 13.350 por mês, agora pode ser ampliada. Além disso, a assistência passou a contar com mais um médico clínico geral no local.  

A UBS do Parque Viana realiza atendimentos em Clínica Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Fonoaudiologia, Psicologia, Enfermagem e Odontologia. 

Demais atendimentos  

Além das consultas médicas, a unidade também realiza acolhimento, coleta de exames de laboratório, coleta de papanicolau, consulta clínica, consulta de enfermeiro, curativo, dispensação de medicamentos, imunização, inalação, medicação, pós-consulta, pré-consulta e vacinação. 

A farmácia da UBS Maria Francisca de Melo funciona no mesmo horário da unidade. Basta que o munícipe compareça com a receita médica prescrita por um médico da rede municipal de Saúde. 

Serviço 
Unidade Básica de Saúde  Maria Francisca de Melo 
Endereço: Estrada dos Pinheiros, 523 – Parque Viana 
Fone: (11) 3164-9341 
Atendimento: Segunda a sexta-feira das 7h às 19h

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri