Mesmo em um cenário de pandemia, muitos setores não podem cessar o atendimento, como é o caso da oncologia, especialidade responsável pelo tratamento de pacientes com câncer. Por isso, mesmo com o todo o empenho já dedicado para fazer as adaptações necessárias a fim de atender os casos de contaminação pelo novo coronavírus, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) manteve o planejamento de readequação da oncologia.

Neste segundo trimestre o setor foi deslocado para a área onde antigamente funcionava a hemodiálise, serviço que foi transferido para o Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno, prédio anexo ao HMB.

Situado no piso térreo e com exclusividade de espaço, o setor concentrou o atendimento em local único e, consequentemente, possibilitou um ambiente mais acolhedor. “O projeto foi desenvolvido para atender todas as necessidades da oncologia. Todas as instalações foram projetadas para dar maior conforto ao paciente e proporcionar melhor qualidade na prestação do serviço. Com as etapas do atendimento integradas, há mais fluidez e segurança para o desenvolvimento do trabalho dos colaboradores”, explica Marco Antônio Abreu, gerente de manutenção do hospital e responsável pelo projeto.

Anteriormente a oncologia ficava no primeiro andar do hospital e dividia espaço com a Unidade de Cirurgias Ambulatoriais (UCA). “Agora, contamos com um espaço exclusivo para a oncologia, com recepção específica, dois consultórios, sala de emergência, leito de acolhimento destinado a um quadro mais debilitado e banheiros apenas para pacientes e funcionários da repartição. Diante da mudança física e com uma equipe solidificada, o paciente se sente acolhido nas suas necessidades mais essenciais”, esclarece Raquel Ribeiro, oncologista responsável pelo departamento, que destaca o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

Entre todas as melhorias, o acesso facilitado e a privacidade do local aumentaram a satisfação dos pacientes. “Eu sempre fui acolhida com muita atenção e carinho pelos profissionais. E agora a oncologia ficou ótima! Com certeza melhorou muito o atendimento e o que mais gostei é que ficamos mais reservados”, explana Cleide Lourenço da Silva, 60 anos, que iniciou o tratamento em fevereiro.

Igualmente, Eunice Ana Tôrres, 56 anos, está feliz com todas as adaptações. “Eu adorei tudo! Estou satisfeita de verdade. Além da equipe ser muito simpática e sempre me atender com educação, o ambiente está mais agradável, mais espaçoso e também não preciso usar o elevador”, comenta.

Os acompanhantes também demonstraram entusiasmo com o novo espaço. “Eu achei a readequação excelente. O atendimento oncológico é muito bom e as pessoas são realmente preparadas. Tudo funciona! O ponto que mais me agradou é o espaço mais amplo, que acomoda muito bem a todos, inclusive os acompanhantes”, relata Pablo Oliveira Bispo, 41 anos, que acompanha há um ano o tratamento contra câncer colorretal de seu pai, Enoque Oliveira Bispo, 79 anos.

Sueli Rodrigues Vargas de Lucena, 62 anos, irmã do paciente Rubens Rodrigues Vargas, 54 anos, que faz tratamento contra câncer no esôfago há um ano, celebrou as mudanças. “De modo geral, a readequação ficou ótima, principalmente o acesso, para aqueles pacientes que estão mais debilitados e estão usando cadeiras de rodas”, explica.

Com relação ao atendimento, o HMB, que realiza mensalmente 190 consultas com oncologista e 230 sessões de quimioterapia, tem o serviço oncológico intermediado pela Central de Regulação Municipal, órgão responsável por controlar e disponibilizar as vagas de acordo com o grau de complexidade do estado de saúde.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui