O trabalhador que procura emprego tem no aplicativo Sine Fácil – lançado no ano passado pelo Ministério do Trabalho em parceria com o Dataprev – um importante aliado. Ele disponibiliza ao cidadão informações sobre serviços oferecidos pelos órgãos vinculados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), como o Portal do Trabalhador, que em Osasco conta com três unidades.

Com a ferramenta, a pessoa pode consultar as vagas de acordo com seu local de residência ou perfil profissional, agendar entrevista com empregadores e acompanhar a situação do benefício do seguro-desemprego.

Para isso, é preciso ter um celular ou tablete com acesso à internet e câmera que permita a leitura do QR Code (código de barras bidimensional), disponibilizado pelo Portal do Trabalhador (em folha impressa) após o cadastro para vaga de emprego.

Após a instalação, basta escanear o código com a câmera do celular. Ao abrir o aplicativo, é preciso preencher dados pessoais e informações de contato. A partir daí, já será possível navegar no aplicativo.

As vagas de emprego que aparecerão para o trabalhador serão filtradas conforme o que ele tiver preenchido no campo “Objetivos Profissionais”. Se ele se interessar pelas vagas, poderá se candidatar a elas.

Ao agendar horário e dia de entrevista, esse agendamento ficará salvo no aplicativo e poderá ser consultado no campo ”Agenda de Entrevistas”. No entanto, antes de se dirigir entrevista é preciso ir ao Portal do Trabalhador para pegar uma carta de encaminhamento. Cerca de 680 mil trabalhadores já baixaram o aplicativo.

Para baixar é preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular e buscar “Sine Fácil”. Depois é só realizar o processo de instalação, aguardar a conclusão do download e clicar no ícone do programa presente na sua lista de aplicativos para iniciar o Sine Fácil. De acordo com o portal Emprega Brasil, a ferramenta está disponível para aparelhos Android e IOS. Para mais informações sobre a ferramenta, acesse o portalhttp://empregabrasil.mte.gov.br e clique no ícone Sine Fácil.

Serviço

As unidades do Portal do Trabalhador em Osasco são:

. Centro (Rua Fiorino Beltramo, 350);

. Jardim Santo Antônio (Av. João de Andrade, 1.178), e

. Centro Cultural e Esportivo do Jardim Bonança (Rua Dr. Miguel Campos, s/nº). Inscrições de segunda a quinta, das 8h às 17h, e às sextas, das 8h às 16h. Informações pelo telefone: 3653-1133, ramal 1164.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui