Desde a semana passada os estudantes da Emef Armando Cavazza, do Engenho Novo, estão movimentando toda a escola para a eleição do Grêmio Estudantil.

Eles se organizaram em quatro chapas integradas por alunos de 5º a 9º anos que levaram muito a sério a campanha, a divulgação das propostas e, finalmente, os detalhes para a eleição.

Demonstrando intimidade com os recursos tecnológicos implementados na rede de ensino, eles utilizaram programas especiais, bem como os Chromebooks para a votação e a apuração.

A equipe vencedora foi a chapa 1, denominada “Geração Vencedora”. Com uma plataforma extensa, foi a que mais agradou aos estudantes da escola. Algumas das propostas são:   implementação de aulas de libras, implantação de cartazes e campanhas contra abuso infantil e outros, jogos Interclasse e festas como Páscoa, Halloween, dentre outras atividades de recreação.

De acordo com a diretora Andrea Ribeiro, os alunos foram muito participativos ao longo de todo o processo. “Percebemos melhora na disciplina e também na frequência. Ocorreu tudo de maneira dinâmica e ordeira”, disse.

O que é o Grêmio?
Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes diante da direção da escola. É uma forma dos jovens se posicionarem a respeito do que eles acham importante.

O Grêmio é formado por um grupo de alunos eleitos por seus colegas.

O Grêmio é importante, pois sua principal função é democratizar a escola e torná-la acessível e agradável para todos. Por meio dele, os estudantes ganham voz e conseguem levar reclamações e sugestões à gestão escolar.

Fazer parte do Grêmio da sua escola é uma forma de participar ativamente da sociedade. Esta é uma verdadeira experiência de cidadania, pois se aprende coisas na prática, como organização financeira, falar em público, tomar decisões, lidar com diversas opiniões, expor suas ideias, protestar e organizar eventos.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri