4ª dose contra Covid começa a ser aplicada em idosos com mais de 60 anos nesta terça, 5

0
95

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 começará a ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais a partir desta terça-feira (dia 5 de abril) em Barueri. Trata-se de uma ampliação da campanha, já que a dose mencionada vem sendo aplicada em pessoas com mais de 80 anos desde o dia 21 de março. 

A dose adicional é destinada a idosos que tenham tomado a terceira dose há quatro meses no mínimo. Não é necessário agendamento. Basta comparecer com documento oficial e comprovante da última aplicação.  

Essa e todas as outras doses do imunizante contra a Covid-19 (1ª. 2ª, 3ª ou 4ª dose) continuam sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, ou no polo do Centro de Eventos (Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Jardim Tupanci), que abre de domingo a domingo das 8h às 17h. 

O fim da pandemia depende de você 
Manter a imunização em dia é primordial para controlar as formas graves do vírus, os óbitos e também para conter o aparecimento de variantes. Hoje Barueri comemora o esvaziamento dos leitos – não há nenhum paciente internado por Covid-19 nas UTIs e nem nas Enfermarias da cidade neste momento -, e para que isso se mantenha é importante que todos estejam vacinados com todas as doses preconizadas. 

As doses adicionais (terceira e quarta doses) protegem, especialmente, os públicos mais vulneráveis, como idosos, imunossuprimidos, doentes crônicos etc. Não deixe de tomar.  

As doses
1ª dose:
 
Pode ser aplicada em pessoas a partir dos 5 anos de idade.? 

2ª dose (esquema vacinal completo): 
Disponível para pessoas com 5 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose nas seguintes condições: 
– Coronavac: 28 dias após 1ª dose;
– AstraZeneca: 56 dias após 1ª dose; 
– Pfizer: 21 dias após 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais; 56 dias para crianças de 5 a menores de 12 anos;
– Janssen: 2 meses após 1ª dose.

3ª dose (reforço):
Disponível para pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses;
– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1ª dose;
– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.

4ª dose (reforço): 
Disponível para pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos e idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a terceira dose há 4 meses no mínimo.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri