Nesta última semana aconteceu a cerimônia de abertura do 25º FEJATI (Festival de Jogos Adaptados da Terceira Idade), sob o tema “Cidadania e Inclusão do Idoso”, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. O FEJATI é promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social. A cerimônia de abertura contou com as presenças do prefeito de Osasco, Rogério Lins, da vice-prefeita, Ana Maria Rossi, dentre outras autoridades da cidade.

A festa começou com a apresentação dos grupos que atuam nos CRAS e na Secretaria de Assistência Social (SAS). Com coreografias elaboradas, os grupos apresentaram várias modalidades na dança e no esporte com um pout-pourri de rock, samba e forró.

A titular da Secretaria de Assistência Social, Elsa Oliveira, falou sobre a felicidade de estar à frente da SAS e poder trabalhar com a terceira idade, com quem aprende mais todos os dias. “Quando o prefeito Rogério me ofereceu esse cargo, eu fiquei um pouco assustada pela responsabilidade, mas ele disse que um dia iria agradecê-lo. Hoje agradeço a confiança e por ter feito isso por mim. Eu aprendo todos os dias com a terceira idade e renasço com trabalho e amor. Agradeço também a minha equipe pela dedicação e o amor e é assim que produzimos eventos como esse, com sucesso. A cada um dos secretários que têm uma parcela nesse evento, eu só tenho a agradecer”.

O prefeito agradeceu a presença de todos. “Tem pessoas acima de 50, 60, 70, 80 e tem pessoas acima de 90 anos. Fiquei surpreso e feliz. É isso mesmo, devemos praticar exercícios e agradecer os professores pelos hábitos saudáveis para que possamos melhorar a saúde daqueles que tem diabetes e hipertensão. Eu quero que os senhores pratiquem atividades físicas e se divirtam muito na competição. Só por participarem do FEJATI já são vitoriosos”.

Na sequência houve apresentações de capoeira adaptada, pilates dance, tai chi chuan, yoga, dança sênior, dança indiana, dança circular, coral cati, violeiros e diversas danças.

Elizabeth Oliveira Rosa, 65 anos, não teve tempo de fazer dança na juventude. Hoje, participa das atividades e ama o que faz. “Vou me apresentar na Praça do Samba”, disse.

José Ferreira Filho, 66 anos, frequenta a capoeira adaptada há 3 meses. “Desde que iniciei as atividades, melhorou muito a dor no meu joelho. Também gosto muito da atividade e não a abandono mais”, confessou.

Também participaram do evento, os secretários Sebastião Bognar (Cultura), José Carlos Vido (Saúde), Agnaldo Quintana (Habitação), Carmônio Bastos (Esporte, Recreação e Lazer), Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Bruno Mancini (Planejamento e Gestão), além dos adjuntos Deisi Ventura, Izilda Orlando, Paulinho Samba de Rua, Fábio Chirinhan, Geraldo Leite e Fábio Grossi e Branco; a coordenadora de Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência e Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual, Simone de Carvalho, e os vereadores Toniolo e Zé do Santa Maria. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui