Uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 deste ano, a professora Nilma Sladkevicius Castellani foi homenageada na Sessão Ordinária desta quinta-feira (3) na Câmara Municipal de Osasco.

Os vereadores Alex Sá (PDT), Ana Paula Rossi (PR) e Tinha Di Ferreira (PTB) protocolaram moção de aplauso para a educadora e o vereador Josias da Juco (PSD) protocolou uma moção de congratulações por conta do reconhecimento recebido por Nilma.

A professora tem mais de 40 anos de trabalho na área de educação na Rede Estadual e, há 17 anos, atua na EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Ensino de Osasco. A professora destacou que o prêmio foi importante para dar visibilidade ao EJA.

“Essa alegria é imensa e multiplicada por diversas vezes, porque estou aqui representando os alunos da EJA do nosso município, representando os nossos professores, que batalham muito para realizar esse trabalho lindo de transformar as pessoas. É importante eu poder falar sobre o valor da EJA na nossa cidade. Existem alunos, que não sabiam ler e escrever, sem entender uma única letra e, de repente, conseguem tomar um ônibus sem precisar de ajuda. É uma alegria imensa perceber e acompanhar essa transformação na vida deles e esse prêmio está trazendo essa visibilidade”, explicou Nilma.

O projeto

“Um sorriso negro, um abraço negro” foi o nome do trabalho desenvolvido pela professora Nilma, na disciplina de língua portuguesa da EJA do Ensino Fundamental da EMEF Luiz Bortolosso. No projeto, alunos entre 24 e 71 anos participaram de uma série de atividades abordando preconceito, diferenças raciais e os estigmas que nascem a partir deles, despertando o interesse pela leitura e escrita nos estudantes.

A professora Nilma propôs a leitura em grupo de biografias de personalidades negras e incentivou a produção de autobiografias, considerando os conhecimentos e características individuais de cada estudante. Com o sucesso do projeto, ocorreu um aumento da procura pela EJA na escola, sendo necessária a abertura de uma segunda turma nessa modalidade de ensino.

Educador Nota 10

Com 4.876 inscrições recebidas em 2019, o prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e, desde 2014, promove a premiação em parceria com o Grupo Abril, a Globo e a Fundação Roberto Marinho. A premiação homenageia professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui