Orientada pelo Ministério da Saúde (MS), a Campanha de Vacinação contra Gripe está prevista para ser encerrada no dia 31 de maio. Em Jundiaí, a duas semanas da finalização anunciada, pouco mais de 40% das crianças entre seis meses e menores de seis anos ainda não receberam a dose que imuniza, entre outras cepas, contra o vírus H1N1. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família durante o horário de funcionamento de cada equipamento.

“É importante que as famílias tragam as crianças que são as mais vulneráveis – juntamente com os idosos – para os vírus da influenza. Com a queda na temperatura, a tendência é de manter os ambientes fechados, com menor circulação de ar e maior propensão à propagação das doenças respiratórias. A vacina contra a gripe demora até 15 dias para ser completamente sintetizada pelo organismo e se transformar e imunidade. Quanto antes tomar, menores os riscos se contaminar”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.

Além da imunização de 58,6% das crianças (15.524), 54,4% das gestantes (2.380) e 71,4% dos idosos (35.938) receberam a dose, de acordo com levantamento disponibilizado pela VE, até o dia 15. As puérperas estão com 99,3% de cobertura (714).