Na sexta-feira (dia 01/10) começou o Outubro Rosa: 31 dias de ações relacionadas à conscientização sobre o câncer de mama. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Adauto Ribeiro, alocada temporariamente na UBS Benedicta Carlota, no Jardim Audir, devido a reforma em seu prédio, realizou o projeto #setoque com o tema “Outubro Rosa o ano inteiro, rosa de janeiro a janeiro”.

Na ocasião, foram promovidas ações com orientações sobre:

  • Conscientização da importância do Autoexame na Detecção Precoce do Câncer de Mama;
  • Evitar fatores de risco como bebida alcoólica, obesidade, falta de atividade física e outros;
  • Importância de realizar consultas periódicas para diagnóstico precoce;
  • Rastreamento: Mulheres com 40 a 69 anos devem realizar mamografia de rastreio e exames de rotina;
  • Início precoce do tratamento diante de exames alterados conforme indicação médica.

O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Obras de Barueri, Beto Piteri; do secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho; e do administrador do Cit (Centro de Inovação e Tecnologia), Jonatas Randal; além de membros da Cabs (Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde); alguns vereadores; da equipe multiprofissional da UBS Adauto Ribeiro; e usuárias da unidade. 

Beto Piteri, secretário de Obras e vice-prefeito de Barueri, contou as experiências que sua família passou por conta do câncer. Ele salientou a importância do trabalho no diagnóstico e controle do câncer de mama. “Esse trabalho é uma conscientização que temos que ter de janeiro a janeiro, para que tenham essa responsabilidade conosco, de salvar vidas”. E finalizou: “Barueri é diferente, pois aqui se governa com amor, responsabilidade e respeito”, completou. 

Programação rica
Uma apresentação de dança de pacientes caracterizadas com a camiseta do projeto #setoque trouxe uma paródia da música “Prepara”, da cantora Anita. A letra foi adaptada à temática da prevenção do câncer de mama. Logo após, a paciente Ivana Souza contou sua experiência desde o diagnóstico até a cura da doença.

O secretário de Saúde, Dionísio Alvarez Mateos Filho, reiterou a importância da prevenção e da busca de avaliação e tratamento precoce para uma resposta mais satisfatória na cura do câncer de mama. Dionísio também aproveitou a ocasião para falar sobre a reforma completa da UBS Adauto, que está em curso, e o quanto isso refletirá em melhorias no atendimento à população.

A assistente social da Secretaria da Mulher, Rosângela Duarte, comentou sobre os direitos que as pacientes com câncer de mama têm durante o tratamento da enfermidade. Dando continuidade ao evento, a coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Fernanda Lucas, parabenizou os envolvidos no evento, agradeceu as autoridades presentes, comentou sobre as ações direcionadas ao Outubro Rosa em todas as UBSs e enfatizou a importância do apoio da Prefeitura e das demais autoridades municipais. 

A diretora técnica de Enfermagem, Elaine Fonseca, apresentou o cronograma de atividades da Secretaria de Saúde durante todo mês.  

Atendimentos
As munícipes que precisarem de acolhimento podem procurar o enfermeiro em uma das Unidades Básicas de Saúde do município. Durante este mês, as UBSs estão realizando consulta de enfermagem com coleta de Papanicolaou sem agendamento e solicitando mamografia e outros exames de acordo com a necessidade de cada paciente.

Na UBS Adauto Ribeiro, por exemplo, está ocorrendo coleta de Papanicolau durante todas as quartas-feiras de outubro (dias 06, 13, 20 e 27), das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

A UBS Dr. Adauto Ribeiro, está localizada provisoriamente na avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 483, no Jardim Silveira, de segunda a sexta, das 7 às 21h ou entrar em contato pelo telefone (11)3164-9751. 

Câncer de mama no Brasil
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, estima para 2021, 66.280 novos casos da doença, equivalendo a uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é o que mais mata as mulheres no país, por isso todo cuidado se faz necessário, desde o autoexame até o acompanhamento por meio de mamografia e outros exames necessários para o diagnóstico precoce. Quanto antes começar o tratamento, maiores são as chances de cura.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri