O secretário de Meio Ambiente de Osasco (SEMA), Marcelo Silva, assumiu a presidência do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente de Osasco (Comdema). O ato oficial aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos, no Jardim das Flores, e contou com a presença dos membros do conselho e autoridades.

O Comdema foi instituído pela Lei nº 4.196, de 3 de janeiro de 2008, revogando a Lei anterior nº 1.931, de 28 de outubro de 198 e tem como principais objetivos a execução de políticas públicas; projetos e programas intersetoriais de Meio Ambiente, bem como a fiscalização permanente das ações movimentadas pelo órgão público para oferecer uma contribuição ao município no que tange as questões socioambientais.

O secretário aproveitou a ocasião para apresentar um balanço dos seus 20 dias de atuação frente à pasta. Como destaque está a conquista de R$ 300 mil de recursos da Câmara Municipal para trabalhar o paisagismo de Osasco e trazer mais verde para a cidade.

“Gosto de resultados e ações simplificadas. Estou estruturando um modelo de trabalho que envolve a revisão do organograma da SEMA, planejamento estratégico e projetos, além da captação de novos parceiros para implantarmos ações ambientais em prol do município. Desde já coloco-me à disposição do Comdema para discutirmos propostas e articularmos, em conjunto, ações que promovam mais qualidade de vida aos munícipes”, disse.

Também foi destacado por Silva a utilização do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) em investimentos para implantar mais pistas de caminhada, mais academias ao ar livre, entre outras ações integradoras na promoção da qualidade ambiental municipal; a parceria com quatro novas empresas, um centro de compras e a instituição de ensino FATEC Osasco, que ajudarão, de forma paritária, na manutenção de praças públicas da cidade; a possibilidade de implantação de um aplicativo para auxiliar o trabalho de engenheiros e técnicos ambientais no mapeamento e registro de áreas arbóreas e a introdução de arte grafite em equipamentos públicos da Secretaria de Meio Ambiente, caracterizando, resgatando e valorizando esses espaços com imagens da fauna e da flora brasileira.

Durante a abertura para debates, a suplente da Comissão de Proteção do Meio Ambiente da OAB Osasco, Maria Ida Zachello Barzan, sugeriu ao Conselho a introdução das escolas do município atuando em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, organizando aulas práticas em disciplinas como Biologia e Geografia, por exemplo, a capacitação técnica dos estudantes sobre Educação Ambiental,  coletando material botânico de todas asespécies arbóreas que existem em solo osasquense para conhecimento e mapeamento das áreas. Outra sugestão foi inserir a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), parceira da SEMA, no Comdema. As sugestões foram bem aceitas e serão colocadas em pauta nos próximos encontros.

O Comdema é composto por um presidente e mais 14 membros, representados por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente; Assuntos Jurídicos; Saúde; Habitação e Desenvolvimento Urbano; Serviços e Obras; Câmara Municipal e representantes de entidades civis organizadas, que atuam pelo período de dois anos.

Participaram do encontro o vereador Ricardo Silva, representando o Legislativo, o secretário adjunto da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), Geraldo Leite, a conselheira titular e secretária executiva do Comdema, Beatriz Sanchez Fragata, a conselheira suplente Núbia Marina Ferreira Aza, o assessor da SEMA que está coordenando o Programa Bem-Estar Animal, Fábio de Souza Cardoso, a diretora do Departamento Técnico e de Educação Ambiental, Amanda França, o professor e ambientalista Wilson Roderval, Rogério Guedes e Gustavo S. Melo, gestores de núcleo da SEMA, ambientalistas, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui