Com o objetivo de realizar visita técnica, compareceram na manhã de quarta-feira (dia 20), na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) de Barueri, Alejandro Honorato Egoavil Noya, prefeito de Coviriali, no Peru, e Armando Jara Mendoza, presidente da Associação de Serenos (Guardas Civis), também do Peru.

Eles foram acompanhados pelo detetive particular Mário Delpratto e Ricardo Neves da Silva, da Guarda Civil de Itapecerica da Serra, que também é diretor de formação policial em nível superior.

Regina Mesquita, a secretária da pasta, e o comandante Marcus Guedes, da Guarda Civil Municipal de Barueri, fizeram as honras da casa. Os visitantes se encantaram com a estrutura, com os equipamentos e principalmente com o Centro de Monitoramento.

A secretária, que já recebeu delegações de várias cidades brasileiras, da Argentina e até da China, sabe o motivo: “eles nos procuram em razão dos nossos equipamentos, das ferramentas de inteligência, das instalações, do know-how de análise de estatísticas e dos resultados obtidos na redução dos índices criminais”, afirma.

A realidade peruana

Coviriali, conforme contou o prefeito, é uma pequena cidade de 7 mil habitantes do Departamento de Junin, Província de Satipo em plena selva peruana, a 448 km de Lima. Os crimes não passavam de pequenos furtos e assaltos, mas o tráfico de drogas tem crescido e causado preocupação nas autoridades.

Os guardas de todo o país são proibidos de usar armas, letais ou não. O único equipamento é um rádio transmissor, e o tempo de treinamento é de uma semana. A Associação da categoria possui 30 mil membros em 43 cidades.

No que tange à quantidade e qualidade da frota, efetivo, tempo e qualidade de treinamento dos guardas, eles reconheceram que estão num patamar embrionário e que precisam se esforçar demais e contar com o engajamento das autoridades federais daquele país para avançar.

As autoridades policiais deverão realizar um congresso para intercâmbio em Lima tão logo termine a pandemia e já deixaram o convite para que Barueri mande uma delegação.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri