A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco (SEMA), realizou uma programação em comemoração a “Semana do Meio Ambiente”. Na quinta-feira, 7/6, dentro da programação fez o lançamento do Banco de Ideias Sustentáveis de Osasco, para valorizar os projetos acadêmicos e premiar as melhores ideias. O lançamento ocorreu na Sala Osasco.

            Participaram escolas e organizações sociais, as quais tiveram sete minutos para expor seus projetos. A EE Professor Armando Gaban, do Conceição, falou sobre “Horta Comunitária e Plantio de Árvores Nativas”; José Geraldo Vieira, do Umuarama, apresentou o “Projeto Engenharia Sustentável – Horta Comunitária”; a Fatec Osasco,  “Conhecimento, preservando o futuro”; as Organizações Sociais SEE- MEAR – Celeiro de projetos, “Educação Ambiental – Formação e difusão para multiplicadores”; e a Agenda 21 do Estado de São Paulo, “Ações ambientais apresentadas na agenda 21”.

            O secretário de Meio Ambiente, Marcelo da Silva, falou da importância do Banco de Ideias Sustentáveis. “Eu gostaria de agradecer a presença de todos. Os programas apresentados são grandes ideias que ajudarão na preservação do nosso planeta”.

            Banco de Ideias Sustentáveis

            O Banco de Ideias visa implementar, manter ou ampliar projetos socioambientes. Os projetos inscritos, se escolhidos pela comissão julgadora, terão investimentos entre R$ 30 a R$ 80 mil.

            Os inscritos serão avaliados pela Comissão de Gestão do Fundo Municipal de Meio Ambiente, constituída pelo Decreto nº 10.050, de 28/8/2008. A intenção também é alinhar os escolhidos com as diretivas do Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.