De 24/6 a 28/7 a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, realizou o XVII Festival Curtas de Teatro (FECT) 2018, evento cultural que possibilita a inúmeros grupos locais mostrarem seu trabalho, sendo um ponto de encontro de companhias, possibilitando a elas uma semana de troca de conhecimento e experiências.

O FECT objetiva estimular a atuação de grandes e pequenos grupos de teatro amador de Osasco e região e é uma oportunidade para as companhias terem seu primeiro acesso ao palco e às apresentações abertas ao público em salas de espetáculos, uma vez que as participações se dão de forma transparente e totalmente democrática.

Os grupos classificados se apresentaram no Teatro Municipal Glória Giglio e foram avaliados por um corpo de jurado formado por atores e diretores de teatro, sendo eles Ricardo Dias, ator, diretor, produtor cultural e um dos fundadores do Núcleo Expressão (movimento cultural surgido em Osasco no final dos anos 60); Giancarlo Mastronardi, ator e professor de teatro; e Ricardo Corrêa, ator, diretor e produtor teatral.

A programação demonstrou diversificação das peças inscritas, com atores e atrizes mostrando muito talento e grande desenvoltura, além de qualidade. O Festival premiou as peças em suas diversas categorias: melhor cenário, melhor figurino, melhor direção, melhor atriz e ator, melhor atriz e ator coadjuvante, dentre outras.

O encerramento e a premiação dos vencedores ocorreu no sábado, 28/7, no Teatro Nivaldo Santana, da Escola de Artes César Antonio Salvi, no centro de Osasco, e contou com a presença de grande público e autoridades, dentre elas o secretário de Cultura Sebastião Bognar e o prefeito Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins. O mestre de cerimônia foi o professor Genivaldo di José, da Escola de Artes “Cesar Antonio Salvi”, que é um dos idealizadores do FECT, junto de Dario Bendas.

Premiação dos vencedores

Os vencedores do FECT 2018, por categorias, foram: 

 Melhor Cenário: Wesley Vieira (Espetáculo: Fuzuê)

 Melhor Figurino: Márcio Guimarães (Espetáculo: Stefany)

 Melhor Maquiagem: Grupo de Teatro Fântaso (Espetáculo: Stefany)

 Melhor Sonoplastia: Shai (Espetáculo: Marias de Mim)

– Melhor Iluminação: Mirús Junior (Espetáculo: Doce Silêncio)

– Melhor Operador de Som/Luz: Mirús Junior (Espetáculo: Doce Silêncio)

 Melhor Texto: João Carlos de Almeida (Espetáculo: Doce Silêncio)

– Melhor Ator Coadjuvante:  João Carlos de Almeida (Espetáculo: Doce Silêncio)

– Melhor Atriz Coadjuvante: Tina Chaves (Espetáculo: Filho Meu)

 Melhor Ator: Márcio Guimarães (Espetáculo: Stefany)

– Melhor Atriz: Laura Amaral (Espetáculo: Descompassos)

 Melhor Direção: Márcio Guimarães e Tiago Marcon (Espetáculo: Stefany)

– 1º Melhor Espetáculo: Stefany (Grupo Fântaso)

 2º Melhor Espetáculo: Doce Silêncio (Cia Remédio Amargo)

 3º Melhor Espetáculo: Descompassos (Grupo Laura Amaral)

 Prêmio Especial do Júri/Prêmio de incentivo a pesquisa cênica:

Mulheres ao Vento (Espetáculo: 6° Elemento)