Alunos do colégio Divino Salvador estiveram no Paço Municipal nesta quinta-feira (02) para abertura oficial do Movimento Maio Amarelo, que reúne uma série de ações que visam conscientizar a população acerca da necessidade de respeitar as leis no trânsito e, desta forma, preservar vidas. Segundo os alunos, o projeto foi pensado levando-se em conta dois pontos importantes: a falta de educação de alguns motoristas no trânsito e o artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a educação para o trânsito como um direito de todos.

Confira a programação

O prefeito Luiz Fernando Machado, que visitou o estande do projeto e conversou com os alunos, destacou a importância do Movimento.

Somente em 2018, 66 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Jundiaí considerando vias municipais e rodovias. É um número elevado e, por isso, temos a obrigação de fomentar a conscientização, o amplo debate das responsabilidades e a avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

A estudante Anna Clara participou de um projeto sobre educação para o trânsito

A estudante Anna Clara, de 12 anos, uma das integrantes da equipe do projeto, lembrou que o ensino da educação no trânsito para crianças e jovens é um direito. “Ao termos conhecimento sobres as placas de sinalização e leis, podemos ajudar na construção de um trânsito mais seguro”, afirmou. “Espero que, com minha contribuição, pesquisando e buscando novas formas de aprender, eu possa ter uma visão diferente no futuro do que é ser motorista”, completou.

Como nos outros anos, além das ações educativas, também foram fixadas faixas de orientação nas principais avenidas da cidade. A Praça Conceição Aparecida (Praça das Noivas) será iluminada na cor amarela na primeira semana do mês. Outra atração são os mascotes Farolito (semáforo) e Faixolita (faixa de pedestres), que simbolizam a sinalização de segurança. “Ao longo de todo o mês, serão realizadas palestras em empresas e escolas com o intuito de conscientizar as pessoas de que um trânsito seguro”, acrescenta o diretor de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa.