Os portões do Ginásio Parque dos Camargos abrem às 7h todas as terças e sextas-feiras para o funcionamento do Programa Vida Ativa da UBS Dr. Adauto Ribeiro, do mesmo bairro, mas meia hora antes já tem gente esperando. E não é só gente do bairro. Tem morador até do Jardim dos Altos. 

Todos os integrantes são pesados e medidos por profissionais de saúde em cada aula. Além disso, é aferida a C.A. (circunferência abdominal). Alguns deles já começam a caminhar em volta da quadra antes mesmo da chegada do professor de educação física. Eles trazem comidas e bebidas para um saboroso lanche após os 45 minutos de atividade física.  

Pela composição da mesa de refeição, percebe-se que os alunos já incorporaram as recomendações de substituir os refrigerantes por sucos naturais, dar preferência às frutas in natura e abolir os alimentos processados e ultraprocessados (nada de enlatados nem daqueles salgadinhos ensacados). 

Os próprios usuários ajudam a montar e demonstrar as estações de exercícios compostas por cones, bambolês, colchonetes e outros equipamentos. “Cada estação é para trabalhar um grupo muscular (bíceps, tríceps etc.). Os alunos devem passar por todas elas”, revela Maurício Almeida, professor de Educação Física da Secretaria de Esportes. A fim de contornar as dificuldades de locomoção, são colocadas cadeiras à disposição dos alunos. 

Na aula desta sexta-feira, dia 8, José Eugênio Bonifácio, de 68 anos, morador do Parque dos Camargos desde 1985, mesmo com o braço fraturado deu algumas voltas na quadra: “Fiz questão de comparecer; essa palestra sobre hipertensão é muito importante”, conta. Além da esposa Inês Chagas Bonifácio e de uma cunhada, ele tem dois outros familiares que participam do Vida Ativa.  

Maria Aldenora da Silva Costa, dona de casa de 52 anos, moradora do Jardim Paulista, participa do Vida Ativa há mais de cinco anos: “me traz saúde, alegria e uma ótima convivência. Já fiz várias amizades. Todo mundo me apoia. Primeiro eu cuido do meu bem-estar, depois da casa”, declara. 

Dos 59 participantes do Programa Vida Ativa da UBS Dr. Adauto Ribeiro, 52 são do sexo feminino. A faixa etária varia dos 46 aos 90 anos. São convidados a participar pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e outras. 

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri