Mais de 400 jovens e adultos concluíram os 11 cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente no primeiro semestre do ano pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), através do Programa Meu Futuro. Agora tem início a segunda etapa do projeto, que preencheu 800 novas vagas em nove cursos.

Nesta última semana uma bonita cerimônia realizada no Teatro Municipal de Barueri reuniu todos os alunos do Programa. Os concluintes foram homenageados e receberam seus certificados de conclusão e os novos alunos foram recepcionados e apresentados à empreitada.

Wallacy Gomes da Silva, 38 anos, formado em administração de empresas, encaixava-se nas duas turmas. É que ele estava concluindo o curso de assistente contábil e, feliz com o aprendizado recebido, inscreveu-se para o curso de elétrica que está começando.

“Achei o curso maravilhoso! Fiquei até surpreendido porque não esperava tanto. Gostei da qualidade do professor e a turma também estava empolgada. Já estou matriculado no de elétrica e, se Deus quiser, em outros também, porque a qualidade é boa”, relata Wallacy.

 

Dando oportunidades

Com o objetivo de dar oportunidades e facilitar o ingresso do munícipe no mercado de trabalho, o Programa Meu Futuro está com 11 cursos abertos atualmente, mas nos próximos meses chegarão a 25.

“É um projeto que nasceu da ideia de fazer um diagnóstico da demanda de mercado, baseado na necessidade dos empresários da cidade e da região. Chegamos à conclusão que o mercado precisa, nesse momento tão difícil, tão complicado de desemprego, de mão de obra mais qualificada. E por que não investir em cursos de capacitação profissional?”, explica o secretário e Indústria, Comércio e Trabalho, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo.

 

Novidades

Aproveitando a presença do vereador Silvio Macedo, que representou a Câmara de Barueri, o secretário Magoo pediu apoio do Legislativo para aprovação de um projeto de lei que prevê o fornecimento de vale-transporte aos frequentadores do curso que estiverem desempregados. O anúncio causou euforia entre os presentes, que festejaram a iniciativa. Preocupado com a empregabilidade, o secretário também mencionou um banco curricular que a SICT está criando para disponibilizar junto às empresas da região em um esforço de encaminhar os concluintes dos cursos a melhores oportunidades de emprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui