Em breve, o Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros será administrado nas EMMs (Escolas Municipais Maternais) de Barueri para grupos de pais ou responsáveis com o intuito de promover o desenvolvimento e prevenir problemas de comportamento na infância.
Previsto para iniciar em novembro de 2024, o Programa ACT chega em atendimento a pedidos de famílias que têm filhos de 0 a 8 anos de idade, por meio da Secretaria da Família (Sefam).
Desenvolvido pela divisão de prevenção de violência da American Psychological Association (APA), o ACT é aplicado no Brasil por meio do Instituto Lapredes (Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança – FMRP / USP). Está alinhado com a Lei 14.826, de março de 2024, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra a criança e também com o artigo 70-A do Estatuto da Criança e do Adolescente.
De acordo com o secretário da Família, Ricardo Caiaffa, o ACT é mais um programa com o objetivo de ajudar as famílias a fortalecerem vínculos e mitigar riscos, além de contar com metodologias aplicáveis e viáveis para que todas as famílias possam participar. “Atua diretamente na primeira infância, fase fundamental de construção de pensamento e aprendizagem e vem compondo a linha etária de cuidados preventivos com a família”, completou Caiaffa.
O ACT é uma metodologia baseada em evidências científicas que visa o fortalecimento da família e a melhora das habilidades parentais. Em Barueri, o programa terá oito encontros estruturados, interativos, com duas horas seguidas por semana (no começo ou fim do turno), quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças nas escolas onde estudam. Será gerido, sem custos para famílias, por um instituto e facilitadores da rede com formação acadêmica nas áreas de assistência social, psicologia e pedagogia.
Temas dos 8 encontros
Compreenda os comportamentos do seu filho;
A violência na vida das crianças;
Como os pais podem entender e controlar a raiva;
Como entender e ajudar as crianças quando elas sentem raiva;
As crianças e os meios eletrônicos de comunicação;
Disciplina e estilos parentais;
Disciplina para comportamentos positivos;
Leve o Programa ACT para sua casa e sua comunidade.
Programa ACT e Famílias Fortes
O Programa ACT se complementa ao Famílias Fortes, que também tem como objetivo resgatar os valores familiares e eliminar comportamentos de risco, como evasão escolar, gravidez precoce, iniciação às drogas, alimentação desregrada, automutilação etc.
É aberto para casais com filhos na faixa etária de 10 a 14 anos. Desenvolvido pela Sefam, já atendeu 231 famílias em 21 ciclos administrados nos mais diferentes bairros de Barueri e também no Parque da Maturidade.
Fonte: alphavilleearredores
Crédito das fotos: Secom