Professora Arabelle leciona na Emeb Maria Angélica Lorençon

A professora do ensino municipal de Jundiaí, Arabelle Barbosa Calciolari, ficou entre as dez vencedores deste ano do prêmio Educador Nota 10, que reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. O prêmio, considerado um dos mais importantes do Brasil, foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita.

A jundiaiense sagrou-se vencedora com um projeto sobre os Beatles, que ela desenvolve com os quartos anos da Emeb Maria Angélica Lorençon durante o ensino da língua inglesa. Em Jundiaí, todos os alunos têm aulas de inglês na rede pública a partir dos quatro anos de idade, uma das novidades implementadas pelo programa Escola Inovadora.

A gestora da Unidade de Gestão da Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, destaca que a Educação de Jundiaí vem colecionando prêmios de abrangência nacional. “É um orgulho para nossa cidade, principalmente porque este é o 5º prêmio que conquistamos só em 2019, entre concursos para estudantes e professores”, diz. “A valorização dos profissionais e a capacitação permanente de todos os educadores da rede segue como prioridade da gestão do prefeito Luiz Fernando Machado”, completa.

Durante o desenvolvimento do projeto, Arabelle colocou em prática a visão de aprendizagem do idioma estrangeiro que prioriza a exposição dos alunos à língua autêntica e viva. A professora apresentou oito canções da célebre banda inglesa, cada uma por meio de exercício de listening (escuta) diferente, variando as estratégias. Em seguida, aconteceram conversas sobre o que as crianças entenderam, construindo a compreensão de maneira coletiva.

Ao todo, dez projetos foram escolhidos vencedores este ano. Eles serão apresentados em uma cerimônia, em setembro.