A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o 14º Batalhão de Polícia Militar, realizou a cerimônia de formatura de 1.600 alunos no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nesta última semana. O evento contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, da vice-prefeita Ana Maria Rossi, dentre outras autoridades.

A cerimônia aconteceu na FITO, reunindo familiares e estudantes de 9 escolas municipais instaladas na zona Sul de Osasco. O prefeito ficou em meio as crianças e fez várias selfies.

Um dos momentos de mais emoção na solenidade foi quando as crianças cantaram as músicas “Cuida de Mim” e “Vamos Construir”. Os pais choraram muito, enquanto os filhos faziam coreografias com as duas músicas.

O prefeito Rogério Lins falou sobre a importância de dar atenção às crianças dessa faixa etária. “Pais, essa idade é onde as crianças têm mais curiosidade e questões que vocês têm de esclarecer. Não deixem estranhos se aproximarem dos seus filhos. Devem protegê-los”, disse.

O secretário de Educação, José Toste, falou sobre a importância do PROERD nas escolas e fez um pedido. “Eu fico muito feliz com esse programa nas nossas escolas. Gostaria de pedir ao comandante que estenda para mais escolas essa ação”, finalizou.

Os alunos irmãos gêmeos, Victor Araujo Tomaz e Lucas Araujo Tomaz, 10 anos, do 5º ano, da escola Professor Max Zendrom, falaram como foi participar do curso. Ambos disseram que aprenderam muito sobre os males causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (PROERD) é desenvolvido pela Polícia Militar há várias décadas, sendo o maior programa do Brasil, envolvendo mais de 700 instrutores que trabalham anualmente com mais de 640 mil crianças.

O programa consiste em uma ação conjunta, com duração de dez semanas, entre a Polícia Militar, escolas e familiares, em que os alunos participantes recebem orientações sobre os problemas causados pelo uso de drogas, incluindo os vícios alcoólicos e de tabagismo.

Durante os encontros semanais, todos realizados na própria escola, por militares fardados, os estudantes aprendem a lidar com a autoestima e os anseios típicos da juventude. O resultado do trabalho são cidadãos mais bem preparados para resistir às pressões impostas pelo dia a dia e pela sociedade.

O final da solenidade foi marcada pela entrada do mascote DERA (Drug Abuse Resistance Education), e seus convidados super-heróis: Homem de Ferro, Super Girl e a Viúva Negra e cinco motos da Policia Militar.

Participaram do evento, os secretários Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), José Carlos Vido (Saúde), José Toste (Educação), Adilson Moreira (Segurança e Controle Urbano) e José Carlos Pedroso (Presidente da Fito); os secretários adjuntos Deisi Ventura, Izilda Orlando; Simone de Carvalho (coordenadora de Política para as Mulheres); os vereadores Daniel Matias, Ralfi Silva, De Paula, Lúcia da Saúde, além do ex-secretário Délbio Teruel, entre outras autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui