A primeira campanha de castração de 2022 promovida pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) realizou gratuitamente a esterilização de 646 cães e gatos de estimação. Os procedimentos foram realizados em estrutura montada pela Sema no Parque Dom José entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

Para os quatro dias do evento da castração no Parque Dom José, havia 911 animais agendados, mas só compareceram os responsáveis dos 646 pets (205 caninos fêmeas, 158 caninos machos, 166 felinos fêmeas e 117 felinos machos).

O número de faltas e de animais inaptos ao procedimento chegou a 265, o que corresponde a 29% do total. O agendamento é bastante disputado pelos munícipes, que procuram castrar seus animais para evitar sua reprodução desordenada, além de beneficiar a saúde dos bichos, evitando alguns tipos de câncer. A Sema recomenda, contudo,  que se evite as faltas, uma vez que a ausência prejudica outros animais que poderiam receber o serviço.

O serviço também incluiu a implantação de chips em alguns deles, recurso eletrônico que funciona como uma identidade para os animais, com informações como nome, raça, idade, histórico de doenças, além dos dados do tutor. A microchipagem é obrigatória na cidade, conforme lei nº 2.588, de 18 de dezembro de 2017.

Para castrar os pets, os tutores tiveram que agendar o procedimento antecipadamente por meio do Portal Pet ou por telefone. Os agendamentos só ocorrem na última semana do mês e já indica ao tutor o dia em que ele deve levar seu pet para a castração. Em Barueri, novas vagas são abertas a cada dois meses.

Ação traz tranquilidade aos tutores
Para a tutora Priscila Oliveira Dias, a iniciativa do município é muito importante, pois traz tranquilidade e economia aos tutores. “Eu acho a iniciativa de Barueri muito boa, porque facilita muito para a gente, tanto a castração quanto a colocação do chip”, afirmou.

De acordo com a também tutora Camila Azevedo, a ação da municipalidade ajuda muitos moradores de Barueri a cuidar de seus bichos de estimação, evitando o crescimento irregular dos pets.  “A gente vê que a castração vem para o controle e pela saúde do animal”, afima.

Fonte: Secom – Prefeitura de Barueri