Logo cedo começa a distribuição de senhas, e sempre há gente com seus animaizinhos, no colo ou na coleira, esperando: esta é a rotina do Departamento do Bem-estar Animal (Debea), órgão da Prefeitura vinculado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que oferece atendimento clínico veterinário gratuito a moradores de baixa renda de Jundiaí.

Segundo a diretora do Debea, Daniela Araújo Passos, além das consultas também são atendidas emergências. “São 150 atendimentos gratuitos por mês, limitados a dez por dia, e as senhas começam a ser distribuídas às 8 horas”, explica. “É importante ressaltar que esse atendimento é exclusivo para moradores de Jundiaí, cuja renda não ultrapasse dois salários mínimos, e que não possuem outra opção para atender seus animais”.

Os casos mais comuns atendidos pelo Debea são ferimentos e fraturas após atropelamentos, causados principalmente pelo fato dos donos deixarem os animais soltos. Carolina Ballarini Zetun, médica veterinária do Debea, reforça que deixar os pets saírem para “dar uma voltinha” pode resultar em acidentes. “Cães e gatos devem ser vacinados e mantidos em casa”, afirma.

Para ter acesso ao atendimento gratuito, o dono do animal deve apresentar comprovante de residência em Jundiaí, identificação (RG e CPF) e comprovante de renda, inclusive com apresentação de carteira de trabalho. “É necessário destinar os recursos para as pessoas que realmente não têm como custear o tratamento”, explica Daniela.

Adoção
No Debea também ficam cães e gatos à espera de adoção responsável; hoje são 67 cães e 29 gatos que aguardam um lar, mas apenas 3 ou 4 são adotados por mês. Informações sobre atendimento ou adoção podem ser obtidas pelos telefones 4582-2685 e 4582-2649.