Organizados por horários, os proprietários de animais registrados pelo serviço 156 que aguardavam pela castração do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), da Prefeitura de Jundiaí, na região do Novo Horizonte, compareceram à Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ivo de Bona, neste domingo (16), para a realização da cirurgia e implantação de microchip para a identificação do animal. No próximo mês será realizado outro mutirão na região do Ivoturucaia.

Silmara de Oliveira levou as duas cadelas de estimação, Marla e Susy, para a castração. “Solicitei a castração pelo serviço 156. A Marla teve duas crias, mas todos os filhotes morrem. Já a Susy, ainda é muito nova. Para evitar problemas de saúde para ambas, resolvi pedir para castrá-las. Assim ficamos tranquilos”, comenta.

Denilde de Souza Mendes levou Luppy, um shih-tzu de 2 anos, para ser castrado. “Ele é muito elétrico. A castração gratuita é um serviço muito importante para a cidade para o cuidado da saúde dos animais”, comenta dona de casa que é moradora no bairro Tulipas.

Segundo a diretora do DEBEA, Talita Odara, com o mutirão no Novo Horizonte, a demanda da região foi reduzida em 90%. “Restam as solicitações feitas recentemente e algumas dos bairros no entorno, que não conseguimos contato. É importante que as pessoas mantenham os cadastros atualizados para que seja feita a comunicação do serviço”, alerta a diretora, explicando que a atualização pode ser feita a partir da ligação para o 156, gratuitamente. “No próximo mês teremos mutirão para mais 200 animais na região do Ivoturucaia. É fundamental que essa população já registrada atualize os dados para o contato da equipe”, detalha.