A Prefeitura fez na noite dessa terça-feira (31) a abertura oficial da 7ª Semana do Bebê e da 26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno, cujo tema este ano é “Amamentação é a base da vida”. Na cerimônia no Teatro Polytheama, foi feito também lançado o selo “Amamenta Jundiaí”, de incentivo à prática da amamentação.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a atividade potencializa a estrutura e o incentivo que a Prefeitura dá ao assunto.

Deste ato devemos passar para a construção de um bom futuro. Que nós possamos divulgar este selo e estimular nos diversos ambientes este gesto tão importante para os primeiros anos da infância. Jundiaí é uma cidade que apoia e apela para que a amamentação seja algo presente na vida dos nossos cidadãos”.

Além das intervenções artísticas, cerimônia contou com um “mamaço”

O evento contou também com um “mamaço”; com a intervenção artística de cerca de quarenta mães da Academia Amira, acompanhadas de seus bebês em seus cangurus; com a exposição de fotos em quadros da artista Flávia Fontes no hall de entrada do teatro; e com uma roda de conversa sobre cenário, dados, políticas públicas, vulnerabilidade social e agenda a ser estabelecida, sob a mediação da socióloga Rosana Divitiis e intervenções da jornalista Tatiana Fávaro, da nutricionista Marcela Bionti, da fonoaudióloga Cláudia Gondim da Silva e da enfermeira Leslie Zonho.

As ações das Semanas integram o eixo de Mobilização Social do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, implantado em nove municípios da região, que visa ao desenvolvimento integral das crianças, da gestação aos três anos, através da integração dos diversos setores envolvidos e da mobilização da sociedade. Em Jundiaí, o programa tem como articuladora a nutricionista da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Rita Stringari e é implantado conjuntamente com o programa federal Criança Feliz.

O evento contou também com a participação de gestores da Prefeitura de Jundiaí, além de autoridades de Municípios da região.

Programação

A Programação das Semanas do Bebê e do Aleitamento Materno seguem no Município até a próxima terça-feira (07) com atividades desenvolvidas pelas Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Educação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e escolas municipais.