Uma comissão de moradores do Três Montanhas, Artur Luiz Zachello, Mauro Braga e Maria Macedo, reuniu-se com os secretários Sérgio Di Nizo (Governo), Cláudio Monteiro (Serviços e Obras) e Marcelo Silva (Meio Ambiente) na quarta-feira, 30/5, na Sala de Reuniões do Paço Municipal, para tratar de várias demandas do bairro, a fim de adequá-lo ao programa Município Verde Azul. José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município Verde Azul, apresentou todas as exigências para a participação no projeto e as metas que a cidade deverá cumprir para somar pontos no programa. Uma delas é providenciar a limpeza das nascentes de rios que estão no Três Montanhas.

            O programa Município Verde Azul (PMVA) foi lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. As ações propostas abrangem os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

            Após a discussão do programa Município Verde Azul, a comissão solicitou, entre outros, a instalação de uma batalhão da Polícia Militar, mais guardas civis, criação de um bolsão de estacionamento, poda de árvores e pintura de sinalização de trânsito nas ruas. Uma segunda reunião foi agendada para 40 dias, onde discutirão a criação do bolsão.

            Participaram também da reunião, os secretários Adílson C. Moreira (Segurança e Controle Urbano), Ivo Gobatto (Assuntos Jurídicos), Osvaldo Vergínio (Transportes e da Mobilidade Urbana) e os vereadores Lúcia da Saúde, Ralfi Silva, Jair Assaf, Batista Comunidade e o comandante da Guarda Civil Municipal, Raimundo.