Prefeitura de Osasco reabre Casa Vida Nova

0
47

A rede de proteção que cuida das pessoas que vivem ou estão em situação de vulnerabilidade em Osasco acaba de ganhar mais um importante equipamento: a Casa Vida Nova.

O evento de inauguração do espaço, administrado pela SAS – Secretaria de Assistência Social de Osasco, e mantido pela Prefeitura, aconteceu na sexta-feira, dia 2/3.

Trata-se da reabertura da unidade, uma vez que a antiga sede sofreu um incêndio. As crianças que estavam na unidade queimada foram realocadas em outros abrigos cuja capacidade não havia sido atingida até que o novo espaço fosse aberto, mas elas logo se adaptaram aos locais onde estão, e a opção foi mantê-las lá.

Sendo assim, a Casa Vida Nova reabre com capacidade total para 14 vagas que serão preenchidas por crianças de zero a 18 anos separadas do convívio familiar por terem sofrido violência física ou intelectual ou terem tido algum direito violado.

“Este espaço é acolhedor, com as características de um lar. Esta conquista é da cidade, das crianças que precisam do olhar humanizado do poder público”, disse Elsa Oliveira, secretária de Assistência Social.

O local está longe de ser um alojamento. Ele tem quartos decorados para meninos e meninas, banheiros suficientes para atender a todos, sala de estar com TV e sofá, e cozinha. Todos os cômodos são os de uma casa normal e familiar.

A Casa Vida Nova terá uma equipe formada por assistente social, psicólogo, cuidadores, além do gestor da unidade e da equipe administrativa.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da primeira-dama, Aline Lins, lembrou que a reabertura da Casa faz parte das comemorações dos 56 anos da cidade. “Tenho feito muitas visitas, anunciando obras e entregado outras para festejar o aniversário da cidade, mas esta é especial. Reabrir esta casa mexe com os nossos sentimentos. Este lugar mudará a vida de pessoas. Isso não tem preço”, disse, emocionado.

Durante a inauguração, o espaço recebeu a benção do Pastor Jonas Melo. Vale ressaltar que a Casa Vida Nova atende ao que preconiza a lei em relação à estrutura física e ao recurso humano que um local com este tipo de prestação de serviço requer.

Também prestigiaram a cerimônia de inauguração os secretários municipais Ana Paula Rossi (Educação), Cláudio Monteiro (Serviços e Obras), Lau Alencar (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Sérgio Di Nizo (Administração), Bruno Mancini (Planejamento e Gestão), José Carlos Vido (Saúde) e Élio Salvini (Meio Ambiente), além dos vereadores Toniolo, Josias da Juco, Daniel Matias e Lúcia da saúde. Também estavam presentes Juvêncio Assis, do Conselho Tutelar Sul, Rafael Comerce, do Conselho Tutelar Norte, e a dra. Angélica, promotora da Vara da Infância e Juventude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui