Em evento realizado na terça-feira, 3/7, no Palácio dos Bandeirantes, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), única pública 100% a distância do Brasil, assinou convênio com 230 municípios que implantaram novos polos em 2018 (143 no 1º semestre e 87 no 2º semestre).
Com presença do governador Márcio França, da presidente da Univesp, Fernanda Gouveia, e outras autoridades, a cerimônia contou ainda com a entrega do Selo Parceiro Univesp e apresentação do atual modelo pedagógico da instituição. Osasco, representada pelo secretário de Educação, José Toste, recebeu o Selo Parceiro.
O certificado é concedido às prefeituras, universidades, empresas e entidades que atuam em conjunto com a instituição para oferecer educação superior a distância de qualidade. O certificado comprova ações implementadas em parcerias ou por meio de convênios.
Na Univesp, o aluno aprende de forma ativa tanto no ambiente on-line como em encontros presenciais, nos polos. O conteúdo dos cursos é disponibilizado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma plataforma on-line, na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com mediadores.
Os polos são espaços físicos em que os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços da secretaria acadêmica, assim como esclarecimentos sobre o AVA. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv.
UNIVESP EM OSASCO
A parceria de Osasco com a Univesp começou em julho de 2017. A unidade conveniada com a Prefeitura de Osasco e que funciona na Avenida Marechal Rondon atende 200 alunos divididos em quatro turmas de 50 alunos cada. Os cursos oferecidos em Osasco são: Licenciatura em Pedagogia (50 vagas), Licenciatura em Matemática (50), Engenharia da Computação (50 vagas) e Engenharia da Produção (50 vagas).
Há um segundo polo a ser instalado em Osasco, mas em parceria com a Fatec, que oferecerá Licenciatura em Física e Licenciatura em Química, também com 50 vagas cada.