A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Polícia Militar, realiza nos dias 21 e 27 de junho, as formaturas do PROERD das zonas Norte e Sul, respectivamente.

            No dia 21/06, acontecerá a formatura das escolas da zona Norte em cerimônia no 2º Batalhão de Polícia do Exército, das 9h às 12h.

            No dia 27/06, a formatura será das escolas da zona Sul em cerimônia na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO Zona Sul), das 9h às 12h.

            O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é desenvolvido pela Polícia Militar há várias décadas, sendo o maior programa do Brasil, envolvendo mais de 700 instrutores que trabalham anualmente com mais de 640 mil crianças. O programa consiste em uma ação conjunta, com duração de dez semanas, entre a Polícia Militar, escolas e familiares, em que os alunos participantes recebem orientações sobre os problemas causados pelo uso de drogas, incluindo os vícios alcoólicos e de tabagismo.

            Durante os encontros semanais, todos realizados na própria escola, por militares fardados, os estudantes aprendem a lidar com a autoestima e os anseios típicos da juventude. O resultado do trabalho são cidadãos mais bem preparados para resistir às pressões impostas pelo dia a dia e pela sociedade.

            O PROERD é aplicado em mais de 40 países e trata de temas como cidadania e prevenção contra as drogas e a violência. Em Osasco, o curso é ministrado por instrutores do 42º BPM (Zona Norte) e 14º BPM (Zona Sul).