O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), Elsa de Oliveira, e da secretária adjunta de Educação, Izilda Orlando, participou do “Fórum Osasco Inclusivo: Empregabilidade das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS”, realizado pela Administração em parceria com a Fatec Osasco, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Rua Marechal Rondon, 263, Centro).

O evento integra as ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência e do Programa Osasco Inclui e é preparatório para o Mutirão de Empregos PcD, a ser realizado no dia 5/11, no CEFOR, cuja intermediação de mão-de-obra em vagas exclusivas para pessoas com deficiência será feita pela SDTI, em parceria com empresas do município.

O Fórum visa fortalecer as políticas públicas de empregabilidade, promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para o público PcD (Pessoas com Deficiência) e também fomentar a conscientização das empresas da cidade para a inserção das pessoas com deficiência e os reabilitados do INSS no mercado de trabalho.

“Percebemos que tínhamos dentro do nossos Portais do Trabalhador um número significativo de vagas para pessoas com deficiência que não eram preenchidas e começamos a analisar os motivos pelos quais isso ocorria. Então, decidimos reunir o poder público, as empresas e a sociedade civil e fazer um trabalho em conjunto para discutir as nossas dificuldades e nos ajudarmos para alcançar o nosso principal objetivo que é um só: inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, dando a ela mais autonomia e ampliando o seu mundo e a suas relações”, destacou Elsa de Oliveira.

Rogério Lins destacou a importância da atividade para a cidade. “Falar de inclusão é desafiador e atual, porém não podemos olhar para essa questão apenas com o olhar técnico, mas também com os olhos do coração. Se a gente for olhar para tudo o que a gente tem que fazer no serviço público apenas com o olhar técnico, muitas coisas deixarão de ser feitas”.

Comentou também sobre a decisão de manter em funcionamento a antiga Escola Edmundo Burjato. “Tivemos um momento do nosso governo que, por uma mudança de uma legislação federal, tínhamos a recomendação de fecharmos a escola, que atende dezenas de jovens e adultos com mais de 15 anos com deficiência e que tinham naquele espaço um porto seguro para viverem momentos com seus amigos nas mais diversas áreas. Toda a parte técnica levava a fechá-lo, mas fizemos uma reestruturação e um novo programa de trabalho e hoje temos um Centro Especializado no acolhimento das pessoas com deficiência, resgatando a alegria deles e também de suas famílias”.

O Centro Especializado de Reabilitação Edmundo Burjato – Tipo II, mencionado pelo prefeito está localizado na Rua Thomáz Antônio Gonzaga, 310, no Jardim Cipava, é voltado ao atendimento de pessoas com deficiência e intelectual e realiza cerca de 400 atendimentos mensais.

Após a abertura, iniciou-se o ciclo de debates sobre o tema e palestras com o Dr. José Carlos do Carmo, médico, auditor fiscal do Trabalho e coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; da assistente social Vanessa Salvate Fanti, analista do Seguro Social da Reabilitação Profissional do INSS de São Paulo; e das fonoaudiólogas Andréa Goldberg e Patrícia F. Guimarães, técnicas da SDTI e responsáveis pelas Ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência da prefeitura.

Participaram do encontro os vereadores Ana Paula Rossi e Alex da Academia, Francisco Felinto, diretor da Fatec Osasco, os secretários adjuntos Fábio Grossi (Meio Ambiente) e Simone Monteaperto (Saúde), a coordenadora Simone de Carvalho, da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Pessoas com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual, e a controladora Cíntia Mendes Moreira, da Controladoria Interna de Osasco, entre outros participantes.

 

Portal do Trabalhador

Osasco possui três Portais do Trabalhador que oferecem vagas em diversas áreas: Comércio, Serviços, Logística, Gastronomia, Tecnologia da Informação, Industrial, Administrativa, Gráfica, entre outras.

Confira os endereços:

  • Unidade Centro – Rua Fiorino Beltrano, 300, Centro
  • Unidade Sul – Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antônio
  • Unidade Norte – Rua Dr. Miguel de Campos, s/nº – Bonança

O atendimento é realizado de segunda a secta-feira, das 8h às 17h, e os interessados devem apresentar documentos pessoais (RG e CPF), além da Carteira de Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui